Geral
Antonio Fagundes (1958 – 2009)
Faleceu em 5/4/09, aos 50 anos, o companheiro Antonio Cesar Alves Fagundes, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ), do campus de Pirassununga.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), com mestrado em Zootecnia pela mesma universidade (1989), e doutorado em Zootecnia pela Unesp (1999), Fagundes era professor da FMVZ desde 1993. Estava afastado de suas atividades por motivos de saúde. Atuou como docente na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia.
Antes de atuar na USP, trabalhou como pesquisador no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) entre 1988 e 1992. Foi diretor regional da Adusp em duas gestões consecutivas, 1995/97 e 1997/99, na mesma época em que presidiu a Associação Pirassununguense dos Docentes da USP (Apdusp). Neste período, o companheiro Fagundes atuou decisivamente para o enraizamento da Adusp no campus de Pirassununga, sendo também responsável pela instalação da sede regional da entidade no campus.
Foi membro do CR da Adusp e exerceu expressiva participação como representante de categoria em vários colegiados da FMVZ. Sua militância pelos direitos dos docentes e por suas condições de trabalho constitui importante legado para os novos docentes, sobretudo nesta fase de expansão do campus. Deixa a esposa e quatro filhas, e um exemplo de compromisso com o que acreditava ser o melhor. Seu sorriso ficará na memória de todos aqueles que com ele conviveram.
Matéria publicada no Informativo nº 279
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Quer dizer que a gente vai aprender a fazer bolo de pote no doutorado!?”, “não é com práticas empreendedoras que se incentivará a pesquisa no Brasil” — jovens pesquisadores(as) rejeitam “novo modelo de pós-graduação”
- A faca no pescoço
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Justiça determina audiência de conciliação para encaminhar fim da ocupação na Creche Oeste, cujo fechamento arbitrário pela Reitoria acaba de completar oito anos
- Após CGU apontar falta de transparência, Fundação Faculdade de Medicina divulga informações detalhadas sobre emendas parlamentares, e tenta liberar R$ 8,6 milhões bloqueados pelo STF