Geral
Assassinato de Herzog completa 35 anos
No corrente mês, completará 35 anos o assassinato de Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da TV Cultura e professor da ECA. A Ditadura Militar pagou caro por este crime, pois não conseguiu impedir a realização de um ato ecumênico em memória de Herzog que levou milhares de pessoas à Praça da Sé, em São Paulo, na primeira grande manifestação pública de repulsa ao regime.
Na cerimônia em homenagem a Alexandre Vannucchi, o presidente da Adusp citou as dificuldades com que se depararam os docentes da USP em outubro de 1975, ao tentarem reagir ao assassinato de Herzog, que, como o estudante do IGc, também foi torturado e morto no II Exército.
A indignação provocada por sua morte levou os professores à elaboração de um manifesto, à reanimação da antiga Associação de Auxiliares de Ensino e por fim à criação da Adusp, em assembléia, em outubro de 1976.
Informativo nº 315
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Ministro Luiz Fux, do STF, suspende temporariamente ação de improbidade administrativa que pede exoneração da vice-reitora da USP
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)
- Grupo de trabalho propõe extinção da CERT e sua substituição por um comitê assessor subordinado à Câmara de Atividades Docentes; CLR resiste; decisão cabe ao Conselho Universitário
- Em audiência, Gabinete do Reitor, Codage e DRH recebem diretoria da Adusp