Geral
USP perde a jovem docente Luciana Magnoni Reberte Gouveia, da Escola de Enfermagem

Faleceu nesta segunda-feira (7/3) a jovem docente Luciana Magnoni Reberte Gouveia, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (ENP) da Escola de Enfermagem (EE), que havia ingressado no quadro da USP em 2018, como professora doutora. A direção da EE emitiu nota de pesar, na qual lembra que entre 2012 e 2014 Luciana já havia lecionado, como temporária, no Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Luciana tinha graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) pela EE, além de especialização em enfermagem obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Cursou doutorado-sanduíche na Universidade de Sidney (Austrália) e fez intercâmbio na Universidade das Ilhas Baleares (Espanha). Foi bolsista da Fapesp, CNPq e Capes.
A docente integrava o grupo de pesquisa “Enfermagem e assistência ao parto: modelos, agentes e práticas”, na linha de pesquisa “Modelos e Práticas de Cuidado na Saúde da Mulher, Materna e Neonatal”. Recebeu menção honrosa no Prêmio Siicusp (USP) pelo estudo “O desenvolvimento de um grupo de gestantes com a utilização da abordagem corporal” (2005), bem como Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2009, pela dissertação de mestrado “Celebrando a Vida: Construção de uma Cartilha Educativa para a Promoção da Saúde da Gestante”.
A Diretoria da Adusp se junta às manifestações de comoção e profunda tristeza pela morte prematura da colega, solidarizando-se com a família, amigas(os) e alunas(os) de Luciana.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Com quantos décimos de nota se faz uma reparação histórica?
- Algumas contribuições e questões do GT-Educação da Adusp quanto ao novo Programa de Formação de Professores da USP
- Co aprova diretrizes orçamentárias de 2024 no valor de R$ 8,6 bilhões; repasse para pagamento a aposentados(as) será feito à parte, mas USP ainda não sabe como
- Projeto que descongela contagem de tempo do período da pandemia pode ser votado nesta quarta (8/11), em comissão da Câmara dos Deputados
- Em novo julgamento, TJ-SP mantém condenação de Lancha Jr. por improbidade no caso do Bod Pod