Geral
LCN: ensino integrado de Ciências da Natureza
Na edição anterior, o Informativo Adusp publicou o primeiro de uma série de textos sobre os novos cursos da USP, que tem a finalidade de torná-los mais conhecidos. A nosso pedido, o professor Rogério Monteiro de Siqueira, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH, nos enviou o texto que segue:
Pouca gente sabe, mas existem muitos cursos universitários que preparam licenciandos em Ciências da Natureza. Levantamentos recentes indicam que atualmente existem pelo menos 10 cursos no Brasil formando professores de ciências: um no Paraná, na UFPR; dois no Pará, na UFPA e na UEPA; outro no Rio Grande do Sul, na Unipampa, entre outros. E a lista segue crescendo. O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da EACH-USP, funcionando desde 2005, faz parte de uma nova tendência: a de que os professores de ciências tenham uma formação mais ampla, e abordem as ciências naturais de maneira integrada.
O que há de especial no curso de LCN é que ele visa formar profissionais na área de ciências com formação interdisciplinar e muito conhecimento teórico e prático das várias áreas de Biologia, Ecologia, Química, Física, Geologia, Astronomia, Psicologia e Educação.
A estrutura curricular, os conteúdos e as atividades são organizados de maneira a desenvolver de forma articulada e com visão interdisciplinar o conhecimento atualizado das várias áreas das Ciências Naturais, além de oferecer uma abordagem ampla de conhecimentos da área da Educação. Várias atividades de campo com enfoque interdisciplinar são desenvolvidas para os alunos estudarem os diversos aspectos da natureza com a presença de professores das diversas áreas. Geralmente, os alunos fazem algumas viagens, nos finais de semana, com sua turma e seus professores.
Onde trabalhar
O curso forma cientistas e professores de ciências, com diversas possibilidades de atuação. O objetivo principal é que nossos licenciandos ministrem a disciplina Ciências Físicas e Biológicas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, atendendo à enorme demanda de professores para essa disciplina. Recentemente, os profissionais formados em LCN também foram autorizados, no estado de São Paulo, a ministrar aulas de Biologia, Química e Física no ensino médio.
Mas nossos alunos já encontraram outros caminhos: alguns atuam em museus de ciências da cidade, como o Parque Cientec, o Catavento e a Estação Ciência. Eles podem também trabalhar com divulgação científica e em editoras, na redação e edição de livros nas áreas de Ciências, em ONGs e empresas de educação ambiental. Além disso, durante o curso os alunos atuam em laboratórios de pesquisa, podendo continuar na área para tornarem-se pesquisadores nas diversas áreas de abrangência do curso por meio de ingresso na pós-graduação.
Informativo n° 327
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Comunidade da EACH cobra justiça e segurança e manifesta solidariedade à família em ato em memória de sua mestranda Bruna Oliveira da Silva, assassinada em 13 de abril
- Direção da Faculdade de Medicina assume como seu o curso pago “Experiência HC” (oferecido pela Fundação Faculdade de Medicina), e ainda escamoteia a finalidade real, que é o lucro privado; estudantes protestam
- “Hacker” derruba site da Adusp, após entrar em contato para acusar a USP de estar “mentindo”
- Reitoria silencia sobre verba que doará ao governo Tarcísio para ampliação do HC de Ribeirão Preto
- Atendendo a pedido da Adusp, CPA e CAD prorrogam prazo para inscrições na Progressão Horizontal