Geral
Perdemos Sílvia Boldrini

Daniel Garcia |
![]() |
Professora Sílvia, em 6/5 |
Faleceu no último dia 5, vítima de um acidente de carro, a professora Sílvia de Campos Boldrini, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). O acidente ocorreu na véspera, na rodovia Washington Luiz, provocado por um motorista alcoolizado.
É uma dolorosa perda para a categoria docente da USP. Sílvia fazia parte do Conselho de Representantes da Adusp (CR) e era admirada por seus colegas, tanto por sua seriedade e competência profissional quanto por sua ternura e gentileza. “Sílvia foi uma perda muito grande. Era uma professora de período integral, afável porém não submissa, inteligente, capaz, humana”, diz a professora Carla Roberto de Carvalho, sua colega na unidade.“Sempre foi extremamente solidária”.
Sílvia tinha apenas 41 anos e seu ingresso no ICB foi recente. Apesar disso, desde o início mostrou grande engajamento, especialmente na graduação. “Os alunos a adoravam. Ela tinha um lado humano muito forte. No Departamento de Anatomia, era conciliadora e sempre apaziguava todas as situações”, relata o professor Esem Cerqueira. “Sempre pensava primeiro nos outros, para depois pensar nela”.
Como representante do ICB no CR, suas intervenções nos debates desse fórum destacavam-se sempre pela serenidade com que expunha seus pontos de vista. Valorizava sua atuação na Adusp e, como membro da comissão eleitoral nas eleições ocorridas em maio último, contatou colegas de várias unidades, procurando ampliar a representação destas no CR. No dia 6 de maio, participou de uma reunião na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, para avaliar a crise provocada naquela unidade pelo “Relatório Melfi” e a ameaça de redução de vagas nos cursos.
Sílvia era casada com o professor Edson Liberti, atual chefe do Departamento de Anatomia do ICB. Deixa um filho e uma grande saudade entre os amigos e colegas de luta.
Informativo n° 327
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Comunidade da EACH cobra justiça e segurança e manifesta solidariedade à família em ato em memória de sua mestranda Bruna Oliveira da Silva, assassinada em 13 de abril
- “Hacker” derruba site da Adusp, após entrar em contato para acusar a USP de estar “mentindo”
- Reitoria silencia sobre verba que doará ao governo Tarcísio para ampliação do HC de Ribeirão Preto
- Direção da Faculdade de Medicina assume como seu o curso pago “Experiência HC” (oferecido pela Fundação Faculdade de Medicina), e ainda escamoteia a finalidade real, que é o lucro privado; estudantes protestam
- Tribunal de Justiça derruba liminar que suspendia venda de 35 fazendas experimentais de institutos públicos; porém, Tarcísio terá de apresentar estudos e “plano de ação quanto à pesquisa”