Geral
Toda solidariedade às famílias das vítimas e à população de Brumadinho
A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) vem a público manifestar sua solidariedade aos sobreviventes e às famílias das presumíveis centenas de vítimas fatais do rompimento de barragem ocorrido no dia 25 de janeiro em Brumadinho (MG). Até agora foram localizados os corpos de 99 pessoas. As equipes de resgate procuram mais de 250 pessoas que permanecem desaparecidas.
A Adusp homenageia, igualmente, a memória dessas vítimas, na sua quase totalidade trabalhadores e trabalhadoras a serviço da Vale S.A. ou de empresas por ela contratadas, além de moradores das redondezas.
Por outro lado, a Adusp junta-se àqueles que pedem a imediata e implacável apuração de responsabilidades dos altos dirigentes da Vale S.A., bem como dos agentes públicos de todos os escalões incumbidos da fiscalização dessa atividade econômica, frente aos inúmeros indícios e denúncias de que houve negligência criminosa no monitoramento da barragem de resíduos que se rompeu.
Especialmente depois do que ocorreu em Mariana (MG) em 2015, em acidente semelhante, é intolerável que o poder econômico continue a exibir sua desfaçatez e a colocar em risco populações inteiras em nome do lucro, ao invés de optar pelas medidas de segurança necessárias para preservar a vida e o meio ambiente.
São Paulo, 31 de janeiro de 2019
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” perde professor Elmir de Almeida, “ser de coração leve e revolucionário”, e decreta luto oficial por 3 dias
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Docentes denunciam conflito de interesses “gritante” na criação da “Cátedra Google-USP em IA Responsável”, que será financiada pela big tech, hostil à regulamentação das plataformas