Carlotti Jr. quer doar à Marinha, à revelia do Instituto Oceanográfico, o barco de pesquisas “Alpha Delphini”, denuncia ex-diretor Michel Mahiques
"Alpha Delphini", barco de pesquisas que a Reitoria pretende doar à Marinha, à revelia da Congregação do IO

“Na próxima reunião do Conselho Universitário [Co] será votada a doação do barco de pesquisas Alpha Delphini à Marinha do Brasil. O barco foi construído com recursos financeiros da Fapesp e da USP e encontrava-se desenvolvendo plenamente atividades de ensino e pesquisa quando, por decisão unilateral da Administração Central, e não do IOUSP, houve a determinação de doá-lo. Foi uma decisão à revelia do IOUSP e nosso diretor foi constrangido a elaborar a justificativa apresentada agora à reunião do Co”.

O autor dessa denúncia contra a Reitoria, encaminhada por e-mail aos professores e professoras titulares e associados(as) da universidade, é o professor Michel Michaelovitch de Mahiques, que foi diretor do IO de 2009 a 2013. “Na verdade, a doação do Alpha Delphini NUNCA FOI VOTADA PELA CONGREGAÇÃO DO IOUSP!” (destaques no original), reforça Mahiques, na mensagem dirigida aos professores e professoras associados(as).

Tripulação do “Alpha Delphini” com o professor Mahiques (de terno cinza) durante cerimônia de batismo da embarcação, em 26/6/2013, em Fortaleza (CE)

“O único documento existente foi um ad referendum de um termo de parceria entre o IOUSP e a Marinha do Brasil (páginas 39 e seguintes da documentação enviada ao Co), documento esse [a] que nenhum dos membros da Congregação teve acesso”, prossegue o ex-diretor da unidade. A seu ver, a votação prevista para ocorrer no Co na reunião da próxima terça-feira, 26 de agosto, será puramente homologatória, uma vez que a gestão Carlos Gilberto Carlotti Jr.-Maria Arminda do Nascimento Arruda já decidiu, de antemão, doar a embarcação à Marinha.

“Na verdade, o que os colegas não devem saber é que o barco já foi levado ao Rio de Janeiro e já foi descaracterizado, ou seja, essa votação que ocorrerá é simbólica, já que ‘democraticamente’ a decisão já foi tomada pela Reitoria há mais de um ano. As alegações da falta de recursos são improcedentes. Vide a recente aquisição de terrenos em São Carlos e Ribeirão Preto”.

Mahiques avalia que é falaciosa a alegação da Reitoria de “baixa utilização” do “Alpha Delphini” — isso porque, relata, “tivemos projetos Fapesp interrompidos e nossos alunos têm dificuldades de completar as 100 horas de embarque exigidas pelo MEC para a formação de oceanógrafos”, e “várias disciplinas que utilizam barcos foram severamente prejudicadas”.

O que ocorre na verdade, afirma o ex-diretor do IO, é uma situação que se choca com uma orientação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): “Estamos na metade da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, e o que faz a Administração Central? Manda doar a embarcação mais nova da Universidade de São Paulo!”.

O “Alpha Delphini” é “muito mais do que um barco”, sustenta Mahiques. “É um laboratório de pesquisas. Alguém de vocês já imaginou receber a ordem de fechar seus laboratórios à revelia? Vocês conseguem imaginar o prejuízo nas atividades de ensino e pesquisa, não somente para o IOUSP, mas para TODA a Universidade?”, questiona ele (destaques no original).

“Minhas iniciais, junto com as do saudoso professor Rolf Weber, encontram-se gravadas a fogo na quilha do ‘Alpha Delphini’. O barco foi uma conquista do IOUSP, junto com o ‘Alpha Crucis’. Neste momento, a USP mancha sua reputação, ao entregar de graça um laboratório de pesquisas”, destaca. “A decisão de votar contra ou a favor pela doação cabe a cada um(a) das(os) colegas, mas espero que esta carta permita uma reflexão mais aprofundada, antes da votação. Agradeço, desde já, a atenção de vocês”, conclui.

O Informativo Adusp Online questionou a Assessoria de Imprensa da Reitoria a respeito das denúncias formuladas pelo professor Mahiques. Porém, até o momento da publicação não obtivemos respostas do Gabinete do Reitor. Caso cheguem, esta matéria será devidamente atualizada.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!