Na segunda reunião do Conselho Universitário (Co) da USP em 2024, realizada nesta terça-feira (20/2), o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior anunciou que a USP dará início a uma nova etapa de progressão na carreira para servidores(as) técnico-administrativos(as). A última progressão, realizada após formação de Comitês de Análise (CAs) nas unidades e avaliação individual dos(as) servidores(as), ocorreu há onze anos, em 2013, ainda na gestão do ex-reitor J.G. Rodas.

Na próxima semana, de acordo com Carlotti Jr., haverá duas reuniões online para a apresentação das diretrizes do processo. Uma delas será restrita a diretores(as) e assistentes indicados(as) pelas unidades e a outra será aberta à comunidade. Apenas na primeira será possível fazer perguntas. O reitor justificou a restrição dizendo que na reunião aberta “nós teríamos milhares de perguntas, então vai ser só uma apresentação”.

Procurados pelo Informativo Adusp, o Departamento de Recursos Humanos e a Assessoria de Imprensa da Reitoria não confirmaram os dias e horários das reuniões.

Carlotti Jr. afirmou que já há “uma espécie de proposta” para o formato da progressão, e ela é que será apresentada a diretores(as) e funcionários(as). Essa “pré-proposta” pode ser “aperfeiçoada, pode ser modificada”, mas será o ponto de partida para o processo. O modelo, disse, é “muito melhor” do que o utilizado na progressão anterior, quando participou na condição de diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

A Reitoria quer aprovar a metodologia já na próxima reunião do Co, em 19/3, para que a seguir sejam formados os CAs e iniciadas as avaliações. “Provavelmente vai ser a nossa atividade mais importante do ano”, definiu Carlotti Jr.

A aprovação no Co não é obrigatória, considera o reitor, mas o conselho deve dar o seu aval “para todo mundo saber o que está acontecendo, poder mudar e nós fazermos um processo que tenha um mínimo de conflito”.

Servidores reivindicam participação no processo e retomada da CCRH

A “pré-proposta” de progressão a ser apresentada aos e às servidores(as) técnico-administrativos(as), mas não efetivamente discutida com eles(as), repete o modus operandi de todas as gestões reitorais, ao ignorar exigências democráticas elementares. Sua formulação excluiu a participação da categoria diretamente interessada no tema, e, por essa razão, foi fortemente criticada pelos representantes dos(as) servidores(as) no Co.

“Não sei qual vai ser o escopo do projeto, então não posso julgar o mérito. Mas o método, com certeza, do nosso ponto de vista é bastante equivocado”, afirmou na reunião Reinaldo de Souza, que além de integrante do Co é diretor do Sintusp.

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) tem reivindicado a possibilidade de participação na elaboração de uma proposta, porque “a categoria acumulou experiência com os processos anteriores” e tem contribuições a fazer, disse Souza.

“Ao contrário de ter uma participação nesse processo, a gente vai assistir a uma live e nem vamos poder fazer perguntas. Depois virá para o Co, sem nenhuma discussão real com a categoria de funcionários ou com a sua representação”, criticou.

De acordo com Souza, há uma demanda na categoria de uma carreira que seja mais permanente no tempo e na qual os(as) servidores(as) tenham previsão de como progredir. “Isso é algo que existe em outros órgãos públicos e que não existe aqui. O que a USP tem são esses episódios de avaliação”, apontou. Souza lembrou ainda que o processo de progressão horizontal da categoria está parado pelo menos desde 2019.

O servidor ressaltou também que a eleição de servidores(as) para a Comissão Central de Recursos Humanos (CCRH) foi realizada em outubro de 2022, mas as representantes eleitas não foram empossadas e a comissão não tem se reunido nos últimos anos. “E pelo visto essa discussão também não vai passar por lá”, disse.

Outro representante da categoria, Samuel Filipini, reivindicou que seja aberta a possibilidade de debate na apresentação do projeto para a progressão na carreira e também cobrou a retomada das atividades da CCRH.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!