Serviço Público
Reitoria silencia sobre verba que doará ao governo Tarcísio para ampliação do HC de Ribeirão Preto
Decorridos quase três meses do início da construção da nova Unidade de Emergência (UE) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ocasião na qual o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante entrevista coletiva concedida aos meios de comunicação, agradeceu ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. por “proporcionar uma ampliação e a construção do equipamento integral conforme ele foi planejado”, a Reitoria continua em silêncio sobre o valor que a USP destinará às obras da nova UE.
O investimento total na ampliação da UE, situada no bairro João Rossi, na zona sul de Ribeirão Preto, será de R$ 526 milhões. O novo equipamento ocupará uma área de quase 58 mil m2 e deverá contar com 217 leitos. Somados aos 180 leitos disponíveis na atual UE, localizada na área central da cidade, serão 397 no total. Além disso, deverá incorporar uma ala de especialidades.
Faria todo sentido a USP financiar parte da ampliação do HC de Ribeirão Preto, se esse importante hospital, historicamente vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), ainda pertencesse à universidade. Mas desde 2011 ele é uma autarquia estadual, supostamente autônoma, mas inteiramente controlada por uma fundação privada dita “de apoio” à USP: a Faepa, ou Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP.
Em 2022, a pretexto de “melhorar a relação com o governo estadual”, Carlotti Jr. — que presidiu o Conselho de Curadores e Administração da Faepa quando diretor da FMRP (2013-2016) — submeteu ao Conselho Universitário, e conseguiu aprovar, proposta de doar R$ 67 milhões ao HC de Ribeirão Preto.
Em fevereiro último, o Informativo Adusp Online indagou à Reitoria da USP “que valor a Reitoria pretende destinar a essa parceria com o governo estadual na construção da nova Unidade de Emergência do HC de Ribeirão Preto”, mas não obteve resposta. Nesta quinta-feira, 24 de abril, a reportagem voltou a entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Reitoria, com idêntica finalidade. Novamente sem obter qualquer pronunciamento do reitor ou de seu Gabinete.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Investigação da Receita Federal conclui que a Fundação Faculdade de Medicina remunera dirigentes, e aponta fraude tributária; entidade perde condição de “filantrópica” e recorre
- Embora parado na Alesp, projeto de lei 770/2021, que propõe criar “Fundação Pró-Iamspe”, causa alarme no funcionalismo público estadual
- SOS Butantan procura vereadores(as) para tentar barrar projeto que autoriza construção de edifícios na área do instituto; poluição sonora adoece moradores(as) da vizinhança
- Duas decisões judiciais suspendem contratação de PMs da reserva para monitores das escolas “cívico-militares” de Tarcísio e Feder
- ECA indica jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela Ditadura Militar há 50 anos, para receber da USP o título de Doutor Honoris Causa “in memoriam”