Condições de trabalho
CERT investiga denúncia de assédio moral na FEA
A Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) abriu, em 14/12, uma investigação para apurar a denúncia do professor José Siqueira de que sofre perseguições e assédio moral no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Uma comissão de três docentes foi constituída com a finalidade de ouvir os envolvidos.
O Informativo Adusp 298, de novembro de 2009, revelou a ocorrência de assédio moral ao professor Siqueira, bem como a questão da criação da figura dos “professores-bolsistas” no Departamento de Administração, também denunciada por ele e objeto de uma sindicância realizada na FEA. A Revista Adusp 46, de janeiro de 2010, trouxe ampla entrevista com o professor, na USP há vinte anos e ex-coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Além da Cert, Siqueira encaminhou a denúncia de assédio moral à Ouvidoria da USP, que ainda não deu seu veredito, e à Comissão de Ética, que encaminhou o caso à Consultoria Jurídica (CJ).
O professor declarou ao Informativo Adusp que solicitou ao diretor da FEA a abertura de processo administrativo no caso dos “bolsistas”, e que pretende procurar o Ministério Público: “Vou entrar com uma denúncia mais detalhada das irregularidades, questionando o fato de que são docentes contratados por uma instituição estranha à USP que dão aulas e notas aos alunos da USP”. Os “bolsistas” são contratados e remunerados pela FIA.
Matéria publicada no Informativo nº 300
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março