O Fórum das Seis, reunido em 24/6, face à intransigência dos reitores no encaminhamento civilizado da data-base 2010, indica um novo rumo para a luta dos funcionários em greve. As motivações e novas propostas constam do Comunicado do Fórum das Seis reproduzido abaixo. Em síntese, esse encaminhamento unitário é a negociação, entre os sindicatos dos funcionários das três universidades e suas respectivas reitorias, do acréscimo de uma referência para todos, ativos e aposentados.

Chamamos a atenção dos colegas que a intransigência mencionada acima realmente é responsabilidade dos reitores. Podemos exemplificar a parcela do reitor Rodas nessa intransigência, relatando parte do diálogo que dois diretores da Adusp tiveram com o reitor, no dia 30 de março, por coincidência no momento em que o Fórum protocolava a Pauta Unificada de data-base na reitoria da Unicamp. Num determinado momento da conversa, motivados pelos sons vindos da manifestação dos funcionários da USP que marcavam dessa forma a solicitação da extensão aos funcionários dos 6% dados aos docentes, dissemos ao reitor que era responsabilidade dele o que estava ocorrendo lá fora, pois até o final de março era ele o responsável pela ausência de resposta aos ofícios que o Fórum encaminhara solicitando o agendamento da negociação para a terceira semana de abril. Dissemos ainda que ele e os demais reitores seriam os responsáveis por uma eventual radicalização do movimento.

A mídia e, infelizmente, uma parcela de nossos colegas, só se interessa pela reivindicação de trabalhadores quando o movimento se radicaliza. Isso lembra uma antiga piada que dizia que à mídia só interessa o movimento quando, finalmente, a vovó morde o cachorro!

Dessa forma metafórica, instamos que o reitor assuma de fato o diálogo construtivo que, ao ser indicado para o cargo, afirmara seria a marca registrada de sua gestão. Ou seja, aceite o novo indicativo do Fórum das Seis acima exposto, pague aos funcionários o que foi descontado pelos dias da greve, cesse com a criminalização do movimento e pressione o presidente do Cruesp a abrir negociações relativas aos demais pontos da pauta unificada.

Rodas, faça a sua parte!

 

Informativo n° 309

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!