Sarau discute impactos culturais e tecnológicos da astronomia
Sarau2
Debate no Sarau, que contou com Daminelli e Steiner

Céu e Terra. Big Bang. Planetas, galáxias, matéria escura, astrofísica estelar. Astronomia profissional e astronomia de amadores. Telescópios e planetários. O lançamento, no Sarau da Adusp de 1º/12, do livro Fascínio do Universo, por seus editores e autores, professores Augusto Daminelli e João Steiner, suscitou um debate descontraído e animado sobre variados aspectos deste tema tão amplo e candente.

“Mesmo no ambiente acadêmico, as questões do espaço são vistas como desligadas dos problemas práticos da Humanidade”, pensam os autores, após observarem que no imaginário popular céu e Terra aparecem como entidades antagônicas. Essa imagem seria anacrônica: “Vivemos uma intimidade cósmica no cotidiano, mesmo que não enxerguemos esta realidade”.

Daminelli destaca o fato de que ferramentas intelectuais utilizadas hoje, em disciplinas como a matemática e a geografia, foram desenvolvidas para explicar fenômenos celestes. Um dos exemplos que deu, no Sarau, foi o relógio de sol e a divisão que propiciou, entre norte e sul. “Essa primeira divisão norte-sul cria um referencial de espaço. A passagem do tempo criou um referencial de espaço. A mera sombra de uma varinha nos deu uma categoria vital, que é espaço-tempo, sem a qual não haveria geografia, física, boa parte da matemática. Nossa relação com o céu teve implicações muito grandes”.

Steiner brincou, lembrando aos presentes que a astronomia já consegue definir com grande precisão “o tamanho de nossa ignorância”, pois a maior parte do Universo é constituída de matéria escura e energia escura, a respeito das quais quase nada se sabe. Também divertiu a platéia ao dizer que aos sete anos, depois de insistir com sua mãe que lhe dissesse onde se situava o fim do mundo, ouviu dela que este ficava “depois da Alemanha, provavelmente perto da Finlândia”.

Professores titulares do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG-USP), Daminelli e Steiner destacaram a expansão da astronomia no Brasil e a crescente importância da contribuição brasileira aos esforços internacionais de pesquisa na área. Durante o Sarau foram distribuídos exemplares de Fascínio do Universo. A publicação recebeu apoio do CNPq e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Informativo n° 319

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!