Dossiê IGc
Encerrado caso Cert X Geo
Com a lacônica manifestação “acolho o relatório de atividades do professor (…), para fins de permanência no RDIDP, nos termos da resolução 3533, de 22/06/89”, o professor Jacques Marcovitch encerrou em 23/11/01 a pendência entre a CERT e o Instituto de Geociências, quanto às ameaças de mudança de regime de trabalho que haviam sido feitas a quatro docentes e ainda permaneciam sobre dois deles.
Somente em 4/1/02 a decisão foi dada a conhecer aos interessados, professores Caetano Juliani e Gergely Szabó.
As ameaças causaram indignação entre docentes, alunos e funcionários do IG. O Reitor, embora não tenha acatado na época a manifestação da CERT pela mudança dos regimes de trabalho, manteve a ameaça, ao exigir os novos relatórios, agora aprovados. Esse procedimento manteve os colegas sob injusta e inaceitável pressão por mais de dois anos.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Nova” política de claros mantém competição entre unidades e insegurança na reposição de docentes
- Em ofício encaminhado à Adusp, Reitoria defende exclusão da GACE de docentes afastados por mais de 30 dias, por ser “coerente com a natureza complementar da gratificação”
- TJ-SP declara “perda do objeto” em ação da Adusp referente à contagem do tempo da pandemia; porém, caso a USP não cumpra a LC 226/2026, caberá novo processo judicial
- Conselho Universitário vota nesta terça-feira concessão de título de Doutor e Doutora Honoris Causa a Gilberto Gil e Claudia Andujar; restante da pauta trata apenas de questões burocráticas e regimentais
- Reitoria cria GT para elaborar propostas de política de cotas para pessoas trans e de processo seletivo específico para estudantes indígenas