Claros e cargos
A nova Comissão de Claros…
Como noticiado no Informativo Adusp 346, por meio da portaria de número 5.596, de 16/4, o reitor Grandino Rodas passou a presidir a Comissão de Claros Docentes da USP, que analisa as solicitações de reposição e criação de claros apresentadas pelas unidades. Mas, apesar de a portaria haver entrado em vigor na data de sua publicação, parte dos diretores de unidade desconhece a nova configuração da comissão.
Procurada pela reportagem, a professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, preferiu não opinar: “Não sei nada sobre o assunto, nem sabia que a comissão havia mudado”. O mesmo ocorreu com professor Reinaldo Guerreiro, diretor da Faculdade de Economia e Administração: “Não tenho acompanhado de perto esse assunto. Assim fica difícil emitir uma opinião”.
Já o diretor da Escola Politécnica, professor José Roberto Cardoso, avalia positivamente a portaria: “Eu achei muito boa a mudança. A comissão deixou de ser assessora da Reitoria para ser executiva. Agiliza a administração”.
A diretora da Faculdade de Saúde Pública, professora Helena Ribeiro, também não faz objeções: “Em princípio, não vejo problemas na sua participação, uma vez que é um colegiado que decide em cima de projetos dos departamentos e unidades após análise criteriosa dos pedidos”.
A portaria 5.596 é descabida, pois o reitor passa a presidir a Comissão de Claros e já preside o Conselho Universitário, colegiado ao qual cabe recurso das decisões da mencionada comissão, o que estabelece conflito de interesses e fere o princípio de independência entre os órgãos de administração.
O USP Destaques_63 anunciou que a nova Comissão de Claros decidiu distribuir 329 cargos de professor doutor para a reposição de cargos vacantes em decorrência de aposentadorias, exonerações ou falecimentos, o que sem dúvida é muito positivo. Coincidência ou não, os dirigentes receberam das mãos do próprio reitor os ofícios com as informações sobre a distribuição de cargos aos departamentos.
Informativo nº 348
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci é a mais votada na eleição reitoral da USP; lista tríplice será encaminhada a Tarcísio, a quem cabe a escolha
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março