Após um período durante o qual as Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) não tiveram muitas ocasiões para a construção de suas lutas conjuntas, foram realizados com regularidade nos últi­mos anos encontros que per­mi­ti­ram um importante avanço orga­ni­zativo do Setor, que conta hoje com mais de 40 Associações Docentes (AD) filiadas ao Andes-SN em todo o país.

Em 2011, aconteceram dois Encontros das IEES/IMES, o primeiro organizado com a contribuição da Aduneb em Salvador, e o segundo, com a participação da Asduerj, no Rio de Janeiro. No ano passado, ficou estabelecido que os encontros seriam realizados preferencialmente em Brasília, onde a coordenação do Setor pode melhor preparar os eventos e os participantes podem che­gar com menor custo e maior facilidade.

Os últimos encontros foram sempre precedidos de reuniões para que os próprios representantes das AD pudessem deliberar sobre formato e temas. Nos dias 5/4 e 6/4, aconteceu a reunião preparatória para o XI Encontro das IEES/IMES, a ser realizado em Brasília de 27/9 a 29/9/13.

Os principais temas de interesse continuam sendo financiamento, autonomia, democracia e carreira, presentes na maioria dos eventos já realizados, mas que representam ainda demandas que não foram plenamente consolidadas, o que justifica sua presença nos debates atuais. Além disso, as experiências das IEES/IMES são muito diferentes entre si, podendo ser de grande relevância a troca e os relatos de lutas nas quais em algumas universidades se conseguiram avanços ainda não presentes em outras.

Na reunião, decidiu-se que uma mesa-redonda abordará a questão da federalização de IEES/IMES e sua relação com o tema do financiamento, a partir de dados apresentados pelo Dieese, mas tam­bém do ponto de vista histó­ri­co-político e jurídico. Estão pre­vistos, em seguida, painéis com a exposição de expe­riên­cias relativas a carreira e democracia nas IEES/IMES. Haverá, além disso, grupos de trabalho que discutirão os três te­mas e poderão elaborar pro­pos­tas, que serão analisadas na reu­nião plenária final.

Na reunião discutiu-se o Dia Nacional de Luta das IEES/IMES que, por deliberação do 32º Congresso do Andes SN, está marcado para o próximo 29/5, data essa que permite intervir nas assembleias legislativas dos diferentes estados em período próximo à aprovação de suas respectivas leis de diretrizes orçamentárias (LDO). Ficou decidido que serão preparados e distri­buídos panfletos e cartazes que explicam a importância do financiamento de universidades e educação pública.

Finalmente, foram discutidas a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a recém-criada “Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais”, pensando nas implicações dessas políticas para as uni­ver­sidades públicas.

Os participantes relataram, em seguida, como estão organizando sua participação na Marcha Nacional do dia 24/4, em Brasília, que, entre outras reivindicações, cobra a defesa de educação e saúde pública, a revogação da reforma da previdên­cia e a não adesão dos Hos­pi­tais Universitários a Ebserh (o manifesto completo se encontra no link: http://goo.gl/Pxsvk).

Informativo nº 361

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!