Valeriani Marques (1932-2013)


O médico e docente aposentado Antonio Lázaro Valeriani Marques faleceu em Bauru no dia 15 de julho, aos 81 anos de idade. Foi professor de Microbiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), onde ingressou em 1º de janeiro de 1962, aposentando-se em 2 de outubro de 1993. Era afiliado da Adusp.

Nasceu em Porto Ferreira (SP), em 1932. Em 1947 ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde ficou até 1950. Graduou-se em 1962 pela Faculdade de Medicina de Sorocaba, pertencente à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Patologista, especializado em Microbiologia Clínica, presidiu durante 18 anos a Comissão Examinadora do Título de Especialista em Patologia Clínica, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Foi médico do antigo Sanatório Aimorés, hoje Hospital Lauro de Souza Lima, em Bauru, e membro da Academia de Medicina de São Paulo, da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina, a qual presidiu por quatro anos.

Especialista em fotografia médica, representou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em Bauru e região, no Programa Livro de Texto. Ministrou dezenas de cursos na área de controle de infecção hospitalar — tendo sido pioneiro no curso de Biossegurança em consultório odontológico — e de Micologia médica. Desenvolveu estudos da água-de-coco (“o líquido mais limpo que existe”, segundo declarou), como meio de cultura para o bacilo da hanseníase, sendo referência internacional nesta área.

Valeriani Marques fez parte do grupo de professores responsáveis pelo prestígio internacional da FOB, já em seus primeiros dez anos de existência. Em 2012, concedeu uma interessante entrevista ao Jornal da Cidade de Bauru, disponível em http://goo.gl/0NCiDe. Ele deixa três filhos, dez netos e cinco bisnetos.

 

Informativo nº 367

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!