Autonomia Universitária
Fim de mandato e novo ataque à autonomia universitária
Moção da Assembleia Geral da Adusp de 3/12/2013
O decreto do Governador que nomeou João Grandino Rodas é de 11 de dezembro de 2009, publicado no Diário Oficial do Estado em 12/12/2009 e, portanto, seu mandato de quatro anos termina impreterivelmente em 12 de dezembro de 2013. No entanto, no dia 22 de novembro de 2013, descobrimos a publicação no Diário Oficial do Estado de um apostilamento da Secretaria da Casa Civil, de 20 de setembro de 2013, estendendo o mandato do reitor até 25 de janeiro de 2014. Por decisão do então reitor nomeado, a posse deu-se apenas em 25 de janeiro de 2010, data tomada agora como o início do mandato, tendo por justificativa a “efetiva entrada do interessado no exercício” da função.
Consideramos este fato de extrema gravidade, constituindo-se em mais uma agressão do governo do Estado à autonomia universitária. Lembremos da tentativa de José Serra, em 2007, de cassar a autonomia da USP, Unesp e Unicamp, frustrada pelo movimento de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos dessas universidades.
A gestão Rodas – caracterizada por autoritarismo, indisposição ao diálogo e à negociação, criminalização dos movimentos de professores, estudantes e funcionários, militarização da USP através de convênio com a PM – encerra-se com mais este ataque à autonomia da Universidade.
Manter-se no poder, nesse contexto, significa tentar influir no processo de indicação do próximo reitor, pelo controle de meios, recursos, cargos e claros, contrariando o que deve reger a conduta do reitor da USP: o interesse público e o de toda a universidade.
A Assembleia da Adusp repudia mais esta tentativa de colocar os interesses do poder na frente dos da universidade, exigindo que J. G. Rodas deixe a função de reitor da USP e seja substituído a partir de 12 de dezembro de 2013 até a nomeação do próximo reitor de acordo com os Estatutos e Regimentos da USP.
São Paulo, 3 de dezembro de 2013
Assembleia Geral da Adusp
Boletim Especial de 5/12/2013
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Justiça mantém suspenso o concurso aberto pela FFLCH após anulação da nomeação da professora Érica Bispo, que completa um ano nesta semana
- No dia 29, “Caminhada do Silêncio”, em homenagem às vítimas do terrorismo de estado, fará percurso entre antigo DOI-CODI e Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos, no Ibirapuera
- Congregação da “Filô” acata relatório de comissão processante e aprova demissão do professor José Maurício Rosolen, acusado de assédio sexual
- Servidores(as) do Centro Paula Souza denunciam precarização das condições de trabalho e “reforma da carreira” proposta pelo governo Tarcísio, que “vem para cassar direitos”
- Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa vai se reunir em 8/4, na Alesp, para organizar resistência ao desmonte promovido por Tarcísio