Movimento Estudantil
Situação vence eleições do DCE
Com 45% dos votos, a chapa de situação, “Manifesta”, saiu-se vitoriosa nas eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) “Alexandre Vannucchi Leme”. Ela recebeu 3.949 votos, de um total de 8.816 votos válidos. Os nulos e em branco foram 178. Votaram, ao todo, 8.994 estudantes da graduação e da pós-graduação. As eleições ocorreram entre os dias 8 e 10/4 em todas as unidades e a apuração foi realizada em 11/4.
Outras sete chapas sete chapas concorreram; as de votação mais significativa foram “USPinova”, a segunda mais votada, com 2.228 votos (25%) e “Compor e Ouvir”, a terceira, com 1.760 votos (20%).
Constam da carta-programa da “Manifesta” as seguintes pautas: “Nenhum centavo a menos para a educação, 10% do PIB na educação pública; aumento do repasse do ICMS para os estaduais paulistas para 11,6%; abertura do livro de contas da USP; democracia na USP, eleições diretas para reitor, diretores e chefes de departamento, por uma Estatuinte livre, democrática e soberana; contra toda forma de precarização do ensino: não à redução dos trabalhos de campo e ao fechamento de laboratórios e bibliotecas; contratação imediata de professores e funcionários para toda USP; e por um movimento estudantil e um DCE democrático, amplo e que combata as opressões”.
Ao longo da carta-programa também são abordados os cortes realizados pelo reitor M.A. Zago, cotas raciais, o descaso com a EACH e a situação do Hospital Universitário.
Informativo nº 398
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Chapas que concorrem à Reitoria não oferecem alternativa ao modelo imposto nas últimas gestões e propõem mais privatização; valorização das carreiras é tema constante, mas mecanismos não são detalhados
- Centenas reuniram-se na FFLCH para organizar resposta a agressões da extrema-direita; Adusp, Sintusp e DCE comparecem e prestam solidariedade; grande ato público é convocado para 2 de outubro
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana
- SBPC repudia ataques da extrema-direita à UFPR, Unifesp e USP, e pede apuração e punição de autores
- Grupo de lobby do agronegócio, “De Olho no Material Didático” tem convênio com a Esalq e apoio da Fealq, fundação privada dita “de apoio”