Defesa do Ensino Público
ANDES-SN cria campanha de solidariedade aos docentes das Estaduais do Rio
Colega, em virtude da situação precária pela qual atravessam nossos colegas do Rio de Janeiro, até hoje sem receber o 13º salário de 2016, recebendo em atraso e parceladamente, resistindo a péssimas condições de trabalho, situação provocada por cortes orçamentários e falta de repasses de recursos, o Andes Sindicato Nacional conclama a todos a ajudar os colegas fluminenses. Mais informações e instruções para doações neste link.
Abaixo, a íntegra da circular do Andes:
Circular nº 180/17
Brasília, 6 de junho de 2017
Às seções sindicais, secretarias regionais e (à)os diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
A agenda regressiva em curso no País tem se expressado na forma de drásticos cortes de verbas das políticas públicas em geral e da educação superior em particular. Nos estados, os governos vêm implementando expressivos cortes orçamentários que impactam as instituições estaduais de ensino superior públicas. O caso do Rio de Janeiro é emblemático da crise imposta às IEES, que não conseguem pagar serviços básicos como os de limpeza e conservação, cujos docentes estão recebendo salários sempre em atraso e/ou parcelados.
Em face dessa situação, o 36º Congresso do ANDES-SN indicou a criação de formas de solidariedade para com as seções sindicais e o(a)s docentes das IEES do Rio de Janeiro, que deveriam se reverter em ações políticas e de ajuda financeira. Dando seguimento a esta deliberação, a reunião do Setor das IEES/IMES, realizada no dia 13/05/2017, encaminhou a abertura de conta bancária para o recebimento de doações de professore(a)s, das seções sindicais e outras entidades do movimento sindical e popular, formando um fundo de solidariedade que será administrado pelas seções sindicais das IEES e a diretoria da Regional RJ do ANDES-SN.
Tendo em vista a imperiosa necessidade e a importância política do fundo de solidariedade, solicitamos que as seções sindicais se empenhem nessa campanha contribuindo financeira e politicamente. É fundamental também que, além das doações das seções sindicais, a campanha seja divulgada junto à comunidade acadêmica e aos movimentos sociais, para que todo(a)s se envolvam nessa campanha de solidariedade. As doações em espécie devem ser depositadas na conta corrente:
403727-8, Agência Postalis (2883-5), Banco do Brasil.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão
Secretário-Geral
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida