Sistema de cotas / Pimesp
Abaixo assinado a favor das cotas raciais
Os professores Ivan Struchiner e Jean Tible estão fazendo circular a manifestação abaixo e recolhendo assinaturas de professores das diversas unidades da USP, a ser entregue no CO. Caso tenha interesse em assinar, envie Nome completo – Departamento – Unidade para cotasusp@gmail.com
Por cotas raciais na USP já!
Na próxima terça-feira, dia 04/07/17, o Conselho Universitário da USP irá decidir sobre um assunto de extrema importância para a população que sustenta a Universidade e mesmo assim está em grande parte excluída do acesso à mesma. Serão discutidas e votadas as formas de acesso à USP para os próximos vestibulares. Neste contexto, foi decidido em reunião do Conselho de Graduação (COG) do dia 28/06 a reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, mas sem levar em conta o perfil étnico-racial e a condição sócio-econômica.
Consideramos essa proposta totalmente insuficiente, já que estudos apontam que as cotas somente para escolas públicas não bastam para garantir que a Universidade alcance a meta da composição étnico-racial da população. Apoiamos a reivindicação de cotas étnico-raciais que devem ser igualmente distribuídas em todos os cursos e em todos os períodos, refletindo no mínimo a proporção de PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) na população do Estado de São Paulo, tal como formulado pelas fundamentais iniciativas da Frente Pró-Cotas, Por que a USP não tem Cotas?, Núcleo de Consciência Negra, Ocupação Preta e Levante Indígena.
A USP está atrasada. Só a USP não tem cotas! As primeiras medidas de cotas em universidades no Brasil já tem mais de 15 anos. Pensamos que essa decisão cabe à sociedade que financia a USP e mesmo assim é excluída dela. Tal decisão já foi tomada, graças às lutas do movimento negro, e só nos cabe implementar políticas de permanência para receber as alunas e os alunos cotistas da melhor forma e com o máximo de apoio possível.
Por esses motivos, clamamos aos membros do Conselho Universitário que escutem as vozes da população e aprovem cotas étnico-raciais de uma vez por todas nessa Universidade.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Amelinha Teles, presente!
- Gestão Carlotti Jr.-Arruda chegou ao final com menos funcionários(as) do que no início; quadro atual é 26% menor do que em 2014
- Arrecadação do ICMS cresce e supera previsões da Secretaria da Fazenda; Fórum das Seis requer nova negociação com reitores
- Por reforma agrária e agroecologia, em memória de Paulo Yoshio Kageyama
- Entidades estudantis encenam “velório” da BEPE diante do prédio da Fapesp e responsabilizam governador pelos cortes realizados