Ditadura militar
Boicotado pelo governo, documentário “Codinome Clemente” será exibido e debatido em atividade na Esalq nesta quinta (24/3), a partir das 14h
O documentário longa-metragem “Codinome Clemente”, sobre a trajetória do guerrilheiro Carlos Eugênio Paz, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), a maior das organizações de resistência armada à Ditadura Militar, será objeto de debate em atividade aberta ao público da disciplina “Sociologia e Extensão”, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), nesta quinta-feira (24/3) à tarde.
O filme, que vem sendo alvo de boicote do governo Bolsonaro, será exibido às 14 horas, em sala virtual (confira aqui o link). O debate terá início às 16 horas, com a participação da diretora Isa Albuquerque, da historiadora Maria Cláudia Badan Ribeiro e dos professores Adalmir Leonídio e Antonio Almeida, ambos da Esalq. A atividade é apoiada pelo Laboratório de Comunicação e Ambiente da Esalq e pela Adusp Regional.
Os dois principais dirigentes da ALN, o ex-deputado federal Carlos Marighella e o jornalista Joaquim Câmara Ferreira, foram assassinados pela Ditadura Militar. Guerrilheiros e guerrilheiras do grupo foram presos e torturados, e muitos executados. Porém, os órgãos de repressão política nunca conseguiram capturar Carlos Eugênio, ou “Clemente”, que sempre soube escapar da perseguição. No documentário, ele atribui esse feito à rede de proteção de camaradas de clandestinidade.
“Clemente foi um ícone de sua geração e merece seu lugar entre os protagonistas históricos, apesar de nem sempre ter sido compreendido. Através desta cinebiografia é possível compreender esse período tão conturbado da história recente”, diz a cineasta Isa Albuquerque.
O guerrilheiro faleceu em 29/6/2019, em razão de um câncer de laringe. Até o fim da vida, ele definiu-se como um revolucionário: “A vida valeu porque a luta valeu a pena”, escreveu no prefácio do livro Nas Trilhas da ALN.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Frente à resistência do corpo de servidores(as) e de seu sindicato, IBGE e governo federal recuam e suspendem a criação de “fundação de apoio”
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Cresce número de mortes por dengue, mas governo estadual não toma medidas para reativar laboratórios de pesquisa da doença, denuncia APqC