Eleições
Chapa 1 é eleita para dirigir Andes-SN com 91% dos votos
Nos dias 11 e 12/5 realizaram-se eleições para diretoria do Andes-SN e para renovação de parte do Conselho de Representantes da Adusp. A Chapa 1, “Andes Autônoma e Democrática”, única inscrita para a diretoria do Sindicato Nacional, obteve 295 dos 317 votos colhidos na Adusp.
Para o Conselho de Representantes, foram eleitos os professores Marcelo Ventura Freire (EACH), Luiz Jorge Pedrão (EERP), Solange Aparecida Caldeira Monteiro e Plauto Christopher Aranha Watanabe (FORP), Cláudio Martins Mendes (ICMC), Pierluigi Benevieri e Oswaldo Rio Branco de Oliveira (IME), Sueli Susana de Godoi e Thais Navajas Corbisier (IO) e Daisy de Brito Rezende (IQ). Para as unidades que ainda não elegeram seus representantes, a Adusp fará nova chamada de eleições no 2º semestre, visando ao fortalecimento dessa importante instância do nosso sindicato. |
A Chapa 1, “Andes Autônoma e Democrática”, foi eleita para a diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes nas Instituições de Ensino Superior com 90,99% dos votos dos eleitores que compareceram às urnas de todo o país, nos dias 11 e 12/5. Do total de 10.836 votantes, 9.860 votaram na chapa única; 701, em branco (6,41%); e 275, nulos (2,54%).
A presidente eleita, Marina Barbosa Pinto, da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff), assume o cargo pela segunda vez. Ela presidiu a gestão 2004-2006.
Para o cargo de secretário-geral, foi eleito Márcio Antônio de Oliveira, da Associação dos Professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (Apesjf), que também já foi presidente do Andes-SN no biênio 1992-1994. Outros 80 docentes de todas as regiões do país compõem o grupo que dirigirá o Andes-SN no biênio 2010-2012.
Homologação
Duas chapas se inscreveram para disputar as eleições, durante o 29º Congresso da categoria docente, realizado em Belém (PA), de 26/1 a1/2. Entretanto, apenas a chapa “Andes Autônoma e Democrática” teve seu pedido de registro definitivo homologado pela Comissão Eleitoral Central, por ter cumprido as exigências regimentais.
A Chapa 2, “Andes para os Professores”, apresentou apenas 67 dos 83 nomes necessários para compor a nominata. Destes, 12 eram candidatos a secretarias regionais diferentes da base territorial das seções sindicais às quais estão vinculados. Além disso, 16 dos termos de compromisso entregues não eram originais ou não apresentavam documentos para comprovação da autenticidade. Sua homologação, portanto, foi rejeitada por unanimidade.
A posse da nova diretoria está marcada para o dia 24/6, em Fortaleza (CE), durante a abertura do 55º Conad do ANDES-SN.
Informativo n° 306
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana
- “Não são as plataformas que estão a serviço das escolas; as escolas é que estão a serviço das plataformas”, conclui Nota Técnica do Gepud e da Repu sobre política adotada na rede estadual sob Feder e Tarcísio
- Departamento de Direito do Trabalho da FD reivindica elaboração de plano de ação para reduzir riscos à saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras da USP
- Fórum das Seis protesta contra proposta de redução de vagas na Unesp de Registro
- Justiça suspende afastamento de diretores(as) de escolas determinado pelo prefeito Ricardo Nunes e proíbe que sejam obrigados(as) a participar de curso de “requalificação”