Carreira docente
Posicionamento da assembleia da Adusp sobre a progressão horizontal
30/11/2020 15h26
A Assembleia da Adusp de 26 de novembro entende que o ranqueamento de docentes para efeito de progressão na carreira é inaceitável e insustentável do ponto de vista acadêmico.
Nesse sentido, entendemos que departamentos ou órgãos equivalentes devem estabelecer de modo democrático mecanismos transparentes para avaliar os relatórios das e dos docentes que pleiteiem progressão horizontal na carreira.
A partir desta avaliação, a universidade deve garantir a progressão na carreira de todas as pessoas que cumprirem os requisitos estabelecidos pelas respectivas unidades.
Entende também que a retomada do processo de progressão horizontal com a pandemia em curso reforçará desigualdades, visto que os impactos sobre o trabalho e a vida das pessoas são diferentes e dependem dos múltiplos contextos. Portanto deve ser estabelecido um fluxo contínuo de avaliação, sem interrupções, que garanta equidade de oportunidade para todas e todos.
A Assembleia ainda aponta as seguintes questões:
1. Exigir uma retificação do atual edital que elimine suas ambiguidades e que garanta a progressão para todos os docentes com relatórios aprovados pelo seu departamento ou órgão equivalente nas unidades que não têm divisão departamental.
Que essa retificação contemple:
a) não ranqueamento, com garantia de progressão a todas/os que cumprirem os requisitos estabelecidos pelas unidades;
b) os efeitos da pandemia que impactam o fluxo de trabalho de muitas pessoas, ampliando o período de inscrição e avaliação;
c) ampliação do período avaliativo para docentes que tiveram filha(o)s.
d) que a progressão se efetive de imediato para todas e todos que tiveram sua progressão aprovada.
2. Solicitar aos conselhos de departamento e congregações de unidades que, caso essa retificação não seja produzida, encaminhem à Câmara de Atividades Docentes todos os relatórios aprovados sem qualquer ordenamento. Se a administração central adotar um sistema de envio que impeça encaminhar os relatórios aprovados sem ordenamento de prioridades, fazer o encaminhamento por ofício.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- “Quer dizer que a gente vai aprender a fazer bolo de pote no doutorado!?”, “não é com práticas empreendedoras que se incentivará a pesquisa no Brasil” — jovens pesquisadores(as) rejeitam “novo modelo de pós-graduação”
- Fundação “IBGE+”, dita de apoio, abre caminho à “captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados”, diz sindicato
- A faca no pescoço
- Em novo julgamento, TJ-SP mantém condenação de Lancha Jr. por improbidade no caso do Bod Pod