Carreira docente
Congresso derruba veto à “PEC da Bengala” em 1º/12
O Congresso Nacional derrubou em 1º/12 o veto presidencial à elevação para 75 anos a aposentadoria compulsória de todos os servidores públicos. A medida recebeu grande apoio de deputados e senadores, que reverteram o veto com larga vantagem. No Senado, foram 64 votos contra o veto e apenas dois para mantê-lo. Na Câmara, 350 contra e 15 a favor.
Em maio/15, o Congresso promulgou a EC 88/15, a "PEC da Bengala", elevando para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos ministros do STF, dos demais tribunais superiores e do TCU.
Em seguida, o Congresso extendeu o novo limite a todo o serviço público. Contudo, a presidente Dilma alegou que o tema era de iniciativa privativa da Presidência e barrou a proposta, que agora terá de promulgar.
Com isso, os docentes que estão em vias de completar 70 anos e que já tenham pedido a aposentadoria, se desejarem, devem manifestar-se junto ao respectivo departamento pessoal e requerer o cancelamento do pedido de aposentadoria para manter-se na ativa.
Informativo nº 412
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Por falta de quórum qualificado na reunião do Co, reitor Carlotti Jr. retira de pauta “pacote” da avaliação; no debate, vice-reitora reage às várias críticas e ainda diz que “a CERT tinha razão”
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Juiz revoga liminar, julga improcedente mandado de segurança e manda homologar e publicar resultado do concurso para professor titular na Esalq
- Falhas no sistema de recadastramento digital de servidores(as) estaduais afetam docentes da USP e provocam protestos; Reitoria “lava as mãos”