Conjuntura Internacional
Reunida em 18 de abril, Congregação da “Filô” aprova moção que propõe “fim imediato do genocídio em Gaza”
A Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) aprovou nesta quinta-feira, 18 de abril, na sua 442ª reunião ordinária, uma “moção de repúdio ao massacre em curso na Faixa de Gaza”, que propõe “fim imediato do genocídio em Gaza”, e diz ainda repudiar “com igual veemência a morte de civis israelenses no ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023”.
“Declaramos que constitui uma obrigação ética e moral, compatível com a tradição humanista da nossa faculdade, exigir o cessar-fogo imediato e definitivo e que medidas dignas e efetivas para segurança do povo palestino sejam prontamente implementadas, para que o caminho da paz seja retomado”, destaca a moção aprovada.
“Silenciar seria falhar perante um momento tão grave da História”, afirma o texto. “Clamamos pelo fim imediato do genocídio em Gaza e convocamos todos os setores da Universidade a se posicionarem no mesmo sentido”. A reunião da Congregação da “Filô” está disponível em vídeo (embora com problemas na banda sonora).
Íntegra da moção aprovada
Moção da Congregação da FFCLRP em repúdio ao massacre em Gaza
A Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, reunida em 18 de abril de 2024, junta-se a outras unidades e grupos da USP e vem a público anunciar o seu mais veemente repúdio ao massacre em curso na Faixa de Gaza. Repudiamos com igual veemência a morte de civis israelenses no ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023. Declaramos que constitui uma obrigação ética e moral, compatível com a tradição humanista da nossa faculdade, exigir o cessar-fogo imediato e definitivo e que medidas dignas e efetivas para segurança do povo palestino sejam prontamente implementadas, para que o caminho da paz seja retomado. Silenciar seria falhar perante um momento tão grave da História. Clamamos pelo fim imediato do genocídio em Gaza e convocamos todos os setores da Universidade a se posicionarem no mesmo sentido.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida