Conjuntura Política
Manifestação em defesa da democracia e em repúdio aos atos golpistas de 2023 ocorre a partir das 17h no Masp
A Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo convocam para os atos em defesa da democracia que ocorrem nesta segunda-feira (8/1).
As manifestações, programadas em cidades de todo o país, vão mais uma vez repudiar os atos golpistas do dia 8/1/2023, quando as sedes dos três poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por grupos que se recusavam a aceitar a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e reivindicavam uma intervenção militar para destituir o governo empossado uma semana antes.
Em São Paulo, a manifestação ocorre a partir das 17h no Masp, na Avenida Paulista. O ato na capital terá também um desagravo ao padre Júlio Lancelotti, da Pastoral do Povo da Rua da Igreja Católica, vítima de perseguições da extrema-direita e alvo de uma CPI que um vereador ligado ao MBL quer instaurar na Câmara Municipal neste ano.
As manifestações desta segunda-feira defendem ainda a continuidade das investigações para a responsabilização não apenas das pessoas que participaram da invasão e depredação dos prédios públicos em Brasília – centenas delas já presas ou monitoradas com tornozeleiras eletrônicas –, mas também dos financiadores e mentores da tentativa de golpe.
Nesta segunda, a Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, voltada exatamente à investigação dos financiadores dos golpistas em onze Estados e no Distrito Federal.
Em Brasília, estava agendada para a tarde desta segunda-feira, no Senado Federal, um ato intitulado “Democracia Inabalada”, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes dos tribunais superiores, governadores(as), ministros(as) e parlamentares, entre outros(as) convidados(as).
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- No dia 10 de março, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Cancelado seminário com Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra acusado de assédio sexual e abuso de poder
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia