Representação sindical
Nesta terça-feira (10/3), Assembleia Geral da Adusp discute data-base de 2026 e pagamento dos retroativos do “Descongela Já”. Participe!
09/03/2026 17h25atualização 09/03/2026 17h28
A Adusp realiza nesta terça-feira, 10 de março, a primeira Assembleia Geral do ano. A Assembleia ocorrerá às 16h no Auditório Freitas Nobre, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), com participação das regionais por videoconferência e transmissão pelo YouTube.
Em Lorena, a participação será na Sala dos Professores, ao lado da CG. Em Piracicaba e Ribeirão Preto, nas subsedes regionais da Adusp. Em Pirassununga, na Sala de Reuniões do ZEB e, em São Carlos, na sala multiúso da Biblioteca da EESC.
Os temas em pauta serão os seguintes:
- data-base de 2026 e discussão do indicativo de Pauta Unificada aprovado pelo Fórum das Seis. De acordo com o Fórum, a perda salarial das categorias entre maio de 2012 e janeiro de 2026 é de 14,16%. A reivindicação da Pauta Unificada é de reposição das perdas do período de maio de 2012 a abril de 2026 (compostas pela inflação de 12 meses + o que falta para recompor o poder aquisitivo de maio de 2012). O Fórum também tem uma proposta para a valorização dos níveis iniciais da carreira e quer discutir com os reitores o financiamento das universidades a partir da reforma tributária;
- pagamento dos valores retroativos referentes à lei do “Descongela Já”. A questão será discutida em reunião da Diretoria da Adusp com a nova gestão reitoral, agendada para o dia 19 de março;
- ação coletiva sobre o Tema 1.070, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que garante o direito do(a) servidor(a), em caso de atividades exercidas simultaneamente, a somar suas contribuições para o cálculo do valor da aposentadoria, ainda que exercidas em diferentes regimes, o que pode resultar num benefício mais vantajoso;
- ações políticas para o ano de 2026, a partir da posse da nova gestão da Reitoria.
Participe e fortaleça o seu sindicato!
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- Inflexível, Conselho de Graduação mantém início do segundo semestre para o dia 3 de agosto, praticamente sem intervalo em relação ao final do primeiro período, marcado para 31 de julho
- “Uma equipe em que vários integrantes trabalharam por vinte anos foi dispensada sem nenhuma palavra de reconhecimento”; jornalistas desligados da revista “Pesquisa Fapesp” denunciam gestão Zago por falta de diálogo, desinformação e descaso
- Adusp e Sintusp enviam ofício conjunto para questionar Reitoria sobre providências para implementação da LC 226/2026, o chamado “Descongela”
- Reitor cria “Comitê Gestor” de investimentos financeiros da universidade e um GT para “analisar declaração de rendimentos de servidores”, mas não explica motivação