Conjuntura Política
USP vai às ruas nesta quinta (27/10) na reta final das eleições de 2022
Na reta final da campanha eleitoral, a mobilização de todos e todas é decisiva para lutar pela vitória de Lula à presidência e de Fernando Haddad ao governo do estado.
A Adusp decidiu em assembleia geral indicar o voto em Lula e Haddad para combater as ameaças à democracia.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Nível Superior (Andes-SN) aponta que derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo representa a defesa intransigente da democracia.
As entidades da USP se uniram para estar presentes nas ruas nestes últimos dias da campanha.
Nesta quinta-feira (27/10), o ato USP nas Ruas – Votar em Lula e Haddad para Derrotar Bolsonaro e Tarcísio em Defesa da Educação e das Ciências terá concentração no Bandejão Central da Cidade Universitária às 16h, caminhada até a Estação Butantã do Metrô e deslocamento para o vão do Masp, na avenida Paulista.
O ato público no Masp, com microfone aberto, é organizado pela Adusp, Sintusp, DCE-Livre “Alexandre Vannucchi Leme” e Coletivo USP pela Democracia e tem como objetivo alertar sobre os riscos que a sociedade corre caso Bolsonaro seja reeleito e Tarcísio de Freitas assuma o governo de São Paulo.
Veja a seguir as demais atividades previstas para os próximos dias e participe da mobilização!
Quinta-feira, 27/10
- 9h – Ato em frente ao prédio dos Ambulatórios do Iamspe (rua Borges Lagoa, 1755).
- 12h – Ato e panfletagem em frente ao Ambulatório Dr. Enéas de Carvalho, no Hospital das Clínicas da FMUSP.
- 15h – Ato e panfletagem no Brás, no largo em frente à estação de Metrô.
- 16h – Ato público USP nas Ruas. Concentração no Bandejão Central da Cidade Universitária e ato no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 17h.
Sexta-feira, 28/10
- 10h – Grande ato pela saúde, vida e democracia e em defesa do SUS. Organização dos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas da FMUSP. Em frente à saída da Estação Clínicas do Metrô, na avenida Doutor Arnaldo.
- 11h – Grande ato da cultura: arte pela democracia. Em frente ao Teatro Municipal, no Centro de São Paulo.
- 14h – Ato e caminhada dos servidores e servidoras pela democracia. Caminhada da Praça do Patriarca até a Praça da República, no Centro de São Paulo.
- 16h – Ato e panfletagem do Comitê de Servidores em Campanha por Lula/Haddad no Bom Retiro, no início da rua José Paulino.
Sábado, 29/10
- 14h – Desfile da vitória. Organizado pela Frente Popular de Luta, Frente Povo Sem Medo, movimentos sociais, sindicatos e forças políticas progressistas, o desfile vai reunir blocos e coletivos. Uma das alas será dedicada à educação. A(o)s participantes dessa ala devem utilizar a cor amarela e alegorias em forma de livros gigantes. Concentração às 14h no Masp, na avenida Paulista, com caminhada até a Praça Roosevelt.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- No dia 10 de março, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Cancelado seminário com Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra acusado de assédio sexual e abuso de poder
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia