Data-base
Nesta quinta (22/5), Assembleia Geral da Adusp vai debater proposta de reajuste salarial: Cruesp oferece 5,51%, pouco mais do que a reposição da inflação. É hora de lutar para avançar!
A Adusp realiza nesta quinta-feira (22 de maio) uma Assembleia Geral para debater a proposta de reajuste apresentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) ao Fórum das Seis na primeira reunião de negociação da data-base de 2025, realizada na última segunda-feira (19) na Unicamp.
Na reunião, os reitores apresentaram uma proposta inicial de reajuste de 5,01%, o que corresponde basicamente à inflação medida pela Fipe de maio de 2024 a abril de 2025. Depois das intervenções do Fórum das Seis e de um intervalo na negociação, subiram o índice para 5,51%.
Os reitores ignoraram a reivindicação do Fórum, apresentada na Pauta Unificada, de compromisso com uma política de recuperação salarial que recomponha o poder aquisitivo de maio de 2012, o que equivaleria a um índice de 17,5% (leia o relato completo da reunião no Boletim do Fórum das Seis).
Ao final da reunião, os(as) representantes do Fórum das Seis insistiram na necessidade de agendamento de nova negociação, com o objetivo de informar aos reitores o resultado das assembleias de base que vão avaliar a proposta e de avançar na discussão sobre o conjunto da Pauta Unificada.
Nesta quarta-feira (21), o presidente do Cruesp, Paulo Cesar Montagner, reitor da Unicamp, enviou ofício ao Fórum no qual agenda a segunda reunião de negociação para a próxima segunda-feira (26), às 11h, na sala do Conselho Universitário da Unicamp.
Em vídeo da série Minuto do Fórum, a professora Silvia Gatti, presidenta da Adunicamp e coordenadora do Fórum das Seis, disse que “a proposta que veio para nós foi vergonhosamente, inaceitavelmente de 5,5% de aumento agora na data-base”. “Infelizmente não saímos vitoriosos, mas ainda podemos avançar um pouco mais”, afirmou.
A Assembleia Geral, que vai também eleger a delegação da Adusp para o Conad do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), será realizada a partir das 16h no Auditório Adma Jafet, no Instituto de Física (Câmpus do Butantã), com participação das regionais por videoconferência e transmissão pelo YouTube.
Em Lorena, a participação será na sala 104 do prédio da graduação, área 1. Em Piracicaba e Ribeirão Preto, nas subsedes regionais da Adusp. Em Pirassununga, na sala de reuniões do ZEB. Em São Carlos, no Anfiteatro da Engenharia Ambiental.
Só a mobilização das categorias pode levar ao avanço nas negociações!
Participe dessa luta e fortaleça o seu sindicato!
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Adusp realiza Assembleia Geral na quinta-feira (22 de maio) para debater data-base
- Depois de quase dez meses, Parque Esporte para Todos permanece fechado; Prefeitura fala em reforma somente em 2026
- Audiência pública do Condephaat em Piracicaba, em 20/5, debaterá projeto “Boulevard Boyes”, que ameaça patrimônio cultural e natural da cidade
- Na próxima segunda-feira (19 de maio), entidades do Fórum das Seis realizam ato público na Unicamp para pressionar reitores na primeira reunião de negociação
- Prédio do “Inova USP” em Ribeirão Preto custa R$ 26 milhões e sediará laboratórios, “coworking” e “residência em empreendedorismo”