Em ofício encaminhado ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. na última sexta-feira, 31 de maio, a professora Michele Schultz, presidenta da Adusp e coordenadora do Fórum das Seis, solicita do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) “agendamento de uma reunião técnica no dia 13/6/2024, para discussão do cenário de arrecadação do ICMS-QPE à luz dos números de maio/2024, que devem delinear com maior clareza o comportamento dos próximos meses e a projeção de arrecadação para o corrente ano”.

A coordenadora do Fórum propõe ainda, no ofício, a reabertura das negociações com os reitores, “com reunião em 14/6/2024, conforme anseio expresso na totalidade das assembleias de base das categorias nas três universidades”, e conclui a breve mensagem dizendo aguardar “retorno favorável à nossa solicitação, como mostra de efetiva disposição ao diálogo democrático entre as partes”.

A campanha salarial da data-base foi encerrada unilateralmente pelo Cruesp em 16/5, ao final da única reunião de negociação que os reitores aceitaram realizar em 2024 até este momento. O reajuste salarial concedido, de 5%, equivale a menos de um terço das perdas acumuladas pelas categorias desde 2012, razão pela qual o Fórum mantém pressão sobre o Cruesp para que reabra a negociação (confira aqui a edição de 29/5 do Boletim do Fórum).

A arrecadação de ICMS evolui muito favoravelmente no decorrer do primeiro semestre do ano, superando com folga a previsão do governo estadual e até a do próprio Cruesp, o que permitiria atender as reivindicações das categorias de recomposição do poder aquisitivo e de valorização dos níveis iniciais das carreiras. A reabertura da negociação também possibilitaria o diálogo entre as partes sobre temas que não foram discutidos em 16/5, entre os quais a permanência estudantil.

Além de requerer ao Cruesp a retomada da negociação, a jornada de lutas do Fórum em junho prevê a seguinte agenda:

  • nova reunião do Fórum em 14/6, para avaliação do retorno (ou não) dos reitores e definição de indicativos às categorias;
  • nova rodada de assembleias de base entre 17/6 e 21/6;
  • mobilização nos dias de reuniões dos conselhos universitários (Unicamp em 11/6, USP em 25/6 e Unesp em 26 e 27/6);
  • mobilização e possível paralisação durante audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2025), na Alesp, em data a ser divulgada.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!