Defesa da Universidade
Adusp exorta a Reitoria a deixar de usar as mídias da universidade com fins políticos
A diretoria da Adusp enviou à Reitoria, em 16/12, o Ofício 42/14, mediante o qual externa sua posição contrária ao uso político, pela atual gestão reitoral, das mídias institucionais da USP. No documento, além de exortar o reitor M.A. Zago a abandonar tal prática, a Adusp solicita a publicação de um texto elaborado pela Comissão Permanente de Mobilização da entidade em resposta ao artigo do professor José de Souza Martins “A USP sob ataque”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 29/11, reproduzido em 2/12 na página digital da USP e enviado a todos os docentes da universidade, em 3/12, pelo correio eletrônico da Reitoria.
“Os meios de comunicação eletrônica da USP têm sido utilizados para divulgar matérias e artigos publicados na imprensa que manifestam posições de interesse desta Reitoria e dirigidos a todo corpo da universidade”, registra o documento. “Estes meios de comunicação, de uso exclusivo da administração universitária, estão, dessa maneira, cumprindo objetivos políticos que muito extrapolam o que entendemos ser sua finalidade precípua: a divulgação de decisões administrativas e de programas de interesse geral da universidade”.
“Tal procedimento”, prossegue a diretoria da Adusp no ofício, “é incompatível com o exercício republicano e democrático do poder na universidade”. “Consideramos essencial que esta prática seja encerrada e que os meios de comunicação eletrônica sob o controle da Reitoria, de Pró-Reitorias, de diretorias de unidade e órgãos e de chefias de departamento sejam usados para fins estritamente administrativos e divulgação de atividades e programas dos diversos setores da instituição USP e jamais como modo privilegiado de acesso ao corpo da universidade para emissão de juízo ou opinião política dos detentores destes cargos”.
Confira aqui o teor do texto “Considerações sobre a divulgação, pela Reitoria, do artigo ‘A USP sob ataque’”, de autoria da Comissão de Mobilização Permanente da Adusp.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Projeto que descongela contagem de tempo da pandemia deve ser votado no Senado na próxima terça-feira (16/12)
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana