Condições de trabalho
CCE é incorporado à Vice-Reitoria de Administração
Por meio da Resolução 6.567, de 17/6, publicada no Diário Oficial do Estado em 18/6, a Reitoria incorporou o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP à Vice-Reitoria de Administração (VREA). A Resolução cria o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da USP, que será subordinado à VREA.
O documento aponta como justificativas para a incorporação a necessidade de “racionalização da aplicação de recursos financeiros e orçamentários, humanos e de material” e de integração da área de Tecnologia da Informática (TI) na universidade, considerando “os desafios impostos na aplicação e no gerenciamento do projeto ‘Nuvem USP’”.
O Informativo Adusp questionou a Reitoria sobre a falta de diálogo com a comunidade e os funcionários diretamente envolvidos e afetados. Em resposta, por meio de mensagem eletrônica, a assessoria de imprensa da USP diz que “a gestão centralizada e única de informática corporativa é um tema que vem sendo debatido e encontra grande aceitação entre os atuais gestores de TI”, que “os funcionários serão mantidos” e “não haverá cortes”.
Os desdobramentos da medida deixam dúvidas. Atualmente, mesmo depois de realizadas reuniões entre a diretoria do Centro e a Reitoria, a equipe admite não saber o que irá acontecer com a unidade. “Por enquanto ainda somos CCE”, relata a funcionária Elizabeth Dias.
Diretor deixa cargo
A mudança da diretoria é mais um elemento a marcar os reajustes repentinos na estrutura do CCE. Também em junho, o professor Jaime Simão Sichman, diretor do órgão desde 2010, deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu temporariamente Jairo Carlos Filho, engenheiro, funcionário técnico-administrativo e antigo vice-diretor. O Informativo Adusp procurou Sichman, mas o professor está em férias, no exterior. Jairo Filho não respondeu às solicitações feitas.
Durante a incorporação à VREA, o professor Luiz Natal Rossi, do Departamento de Informática da Escola Politécnica (EP), assumirá como diretor. Rossi foi convidado por Antonio Roque Dechen, vice-reitor de Administração. Segundo a assessoria de imprensa da USP, à frente do CCE o professor deverá “liderar o processo de unificação da informática da USP, acomodando-a na nova estrutura do DTI”, além de ser responsável pela implantação de um Programa de Qualidade para o DTI, como previsto na Resolução 6.567.
O CCE foi criado em 1962 como Centro de Cálculo Numérico da EP. Em 1963, recebeu o nome de Centro de Computação Eletrônica. Em 1971, tornou-se um órgão autônomo da Reitoria, e, em 1988, uma Unidade Universitária. Atualmente, conta com 195 funcionários. Os dados, referentes a maio de 2011, foram retirados do próprio site do CCE, ainda em funcionamento.
Informativo nº 367
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” afasta professor por 180 dias, após apuração preliminar, e PAD contra ele investiga acusações de assédio sexual
- “Código de Conduta” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atropela Constituição e impõe censura e “mordaça” ao funcionalismo da pasta estadual
- Trabalhadora terceirizada do IAG morre durante a jornada laboral, mas direção da unidade não suspende atividades; “chocante”, diz Sintusp
- Fiesp ensaia retomar ofensiva em favor da PEC 32
- Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo Tarcísio revoga “Código de Conduta e Integridade”, que exigia de servidores(as) neutralidade política e ideológica e autocensura