Por determinação da Superintendência do Espaço Físico (SEF), órgão da Reitoria, foram retirados em 25/2 os tapumes que cercavam a principal área contaminada por um aterro ilegal realizado em 2010 e 2011 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), popularmente conhecida como USP Leste.

A decisão foi autorizada pelo parecer técnico 10/16/CAAA da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), datado de 19/1/16 e assinado pelo engenheiro Rodrigo César de Cunha e pelo geólogo Elton Gloeden, gerente do Departamento de Áreas Contaminadas. A área AI-01 situa-se no centro do campus, bem próxima aos prédios onde se concentram salas de aula, laboratórios, restaurante e lanchonete.

Ao optar pela retirada dos tapumes, ao invés de remover a terra contaminada, a Reitoria convalida o crime ambiental cometido por José Jorge Boueri Filho quando diretor da EACH, que consistiu em permitir a deposição ilegal, no campus daquela unidade, de 109 mil metros cúbicos de aterro, provenientes da demolição de edificações, como a que precedeu as obras de construção do “Templo do Rei Salomão”.

O parecer da Cetesb foi emitido em resposta a uma consulta da SEF de 7/1/16, a qual solicitou, entre outros itens, “autorização para remover completamente o isolamento da parte central do terreno, denominada área AI-01”. A Cetesb declarou que, depois de investigações adicionais solicitadas por ela, “nas quais foram determinadas as concentrações dos contaminantes investigados (PCBs), verificou-se, após realização de avaliação de risco, que os contaminantes presentes neste material não impõem um risco acima dos limites aceitáveis para os receptores existentes na USP Leste, o que justifica a remoção da cerca existente no local”. A conclusão baseou-se em três relatórios da empresa Servmar, de 2012 e 2014.

Expansão

Além disso, a Cetesb, atendendo a outro pedido da SEF, concordou em autorizar “a execução de obras civis na área AI-01”. Portanto, a Reitoria da USP sinaliza que pretende expandir a EACH, construindo novos prédios sobre a área contaminada, mediante o aval da Cetesb.

Porém, a companhia ambiental rejeitou o pedido da SEF de que fossem canceladas as exigências técnicas, feitas por esse órgão em 2012, de “remoção do solo depositado indevidamente na área AI-02” e, parcialmente, de “restringir o acesso aos solos depositados indevidamente nas áreas AI-01 e AI-02, até que sejam concluídas as investigações ambientais na área AI-01 e a remoção do solo depositado na área AI-02”.

Embora tenha concordado em abrir mão da remoção de solo na área AI-01, e autorizado a retirada dos tapumes, a Cetesb considera, no tocante à área AI-02, que “as investigações necessárias à caracterização do material depositado nessa área não foram concluídas”, e portanto não se pode descartar, por enquanto, a necessidade de remoção, nem a restrição do acesso.

O parecer 10/16/CAAA evidencia que, apesar da imensa boa vontade demonstrada por seus autores, diversas exigências técnicas feitas à USP em 2013 e 2014 continuam não atendidas ou atendidas parcialmente. Em resposta ao pedido da SEF de que fossem dadas por cumpridas todas as exigências, a Cetesb observou que não pode considerar atendida, por exemplo, a de amostragem de gases para determinação de compostos orgânicos voláteis (VOCs) em todos os edifícios, em poços de monitoramento previamente definidos com a companhia, pois “até o momento da emissão deste parecer técnico a Cetesb ainda não havia recebido relatório contendo os resultados das análises químicas de gases e vapores amostrados em poços de monitoramento estabelecidos em reuniões realizadas entre os representantes da USP, seus consultores e a Cetesb, nos meses de maio e junho de 2015”.

MPE-SP atua “ao revés” no tocante ao caso EACH

Em 24/10/13, diante da gravidade dos crimes ambientais perpetrados no campus da EACH, a Assembleia Geral da Adusp aprovou proposta da diretoria de que a entidade tomasse providências administrativas e judiciais de responsabilização do então diretor da escola, J. J. Boueri Filho, e do então reitor, J.G. Rodas.>

Em 11/11/13, a Adusp ajuizou contra aqueles dirigentes ação por improbidade administrativa. A sentença de primeira instância extinguiu o processo sem apreciação do mérito.

A Adusp recorreu ao Tribunal de Justiça (TJ-SP). A apelação argumentava que “ante a inércia da administração pública, bem como do Ministério Público, que conhece os fatos desde 2011, não pode a apelante [Adusp] permanecer silente quanto aos atos de improbidade aqui relatados, posto que afetam […] não somente a saúde, mas a vida funcional dos representados pela autora”.

Inusitado

Instado a se manifestar no processo, o promotor Silvio Antonio Marques, do MPE-SP, ao invés de priorizar como esperado a defesa do interesse público, resolveu, de modo inusitado, atacar a Adusp e sua advogada, “pelos absurdos praticados” na petição inicial, solicitando ao Judiciário que represente contra ela à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Adusp continuará empenhada em buscar a devida responsabilização dos agentes da USP envolvidos no crime ambiental. A conduta profissional da advogada Lara Lorena, neste processo e em outros, foi sempre irrepreensível, sendo absolutamente descabida a investida do promotor contra ela.

Cabe refletir: a que se deve essa atitude “ao revés” do MPE-SP neste caso?

Opiniões

“A colocação dos tapumes foi um fato muito importante na história da EACH. A explicação de que ela se deu em razão de uma ‘desavença’ entre Antonio Massola [então superintendente da SEF] e o diretor Boueri é de telenovela. A coisa é bem mais complicada”, comenta o professor Luiz Silveira Menna-Barreto, que deplorou a medida tomada pela Reitoria em 25/2. “Será que os patamares de risco são aceitáveis? O fato de São Paulo inteira estar contaminada não alivia em nada”, afirma, ironizando o discurso de alguns defensores da medida.

A professora Anna Karenina Azevedo Martins, por sua vez, considera acertada a decisão da SEF. “Há concentração de metais pesados, mas que não justifica a retirada da terra. Estou contente com a retirada dos tapumes, porque eles eram muito feios. E se não tem razão para eles estarem ali, tanto melhor”, diz.

“A questão é se a gente acredita ou não nos parâmetros que foram usados. Se não acreditamos, devemos explicar por quê”, caso contrário “ficamos endeusando ou satanizando”. A seu ver, os órgãos envolvidos na questão não dialogaram adequadamente: “Os desconfortos poderiam ter sido minimizados, se houvesse um pouco de comunicação entre a Cetesb e a USP”.

O aluno J.C.S. não se diz preocupado com a medida da SEF. “Muitas pessoas ficavam um pouco inseguras, com toda a polêmica que houve. Os tapumes representavam uma barreira, vamos dizer assim. Mas acho que [a retirada] não fez tanta diferença”. Por outro lado, assinalou, “desde que a gente voltou, não foi possível perceber nenhuma intervenção” (da administração). “A maior intervenção foi essa: tirar o tapume”.

Membro do GT Ambiental da EACH, o professor Marcos Bernardino de Carvalho considera que a providência tomada pela Reitoria deixou intocado o crime ambiental cometido. “Temos o mesmo solo, com os mesmos contaminantes, mas liberado pela Cetesb. O crime permanece”.

Na sua avaliação, a alteração, em fevereiro de 2014, dos indicadores de contaminação utilizados pela companhia ambiental, os chamados “Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, é que tornou possível a liberação do terreno: “A conclusão de que a área AI-01 não oferece risco se deve a um malabarismo quase matemático, na medida em que houve um rebaixamento do nível de exigências”.

Assim, por exemplo, o valor de intervenção do bário, que em 2005 era de 500 mg por kg de peso seco nas áreas residenciais, e de 750 nas áreas industriais, passou a 1.300 e 7.300 (!) respectivamente. O chumbo baixou de 300 para 240 mg por kg nas áreas residenciais, mas aumentou de 900 para 4.400 (!) nas áreas industriais. “Ou seja, só passa a ser área contaminada aquela que tiver uma quantidade maior dos mesmos compostos, em 2014. Uma área poderia ser contaminada em dezembro de 2013 e deixar de ser em fevereiro de 2014, só por esperar a nova tabela”.

Um agravante, diz o docente, é que se trata de “elementos bioacumuláveis, não importa a quantidade: chumbo, PCBs [compostos com bifenilas policloradas ou ascaréis considerados carcinogênicos]”. Portanto, como são substâncias que se acumulam no organismo ao longo do tempo, a exposição a elas mesmo que em pequenas quantidades poderá resultar em problemas de saúde no futuro.

Informativo nº 414

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!