Segurança
Nova agressão inaceitável!
Ciente da gravidade do ocorrido ontem (9/1) no centro de vivência, DCE Livre Alexandre Vannucchi Leme da USP, câmpus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), quando soldados da Polícia Militar do Estado (PM-SP) agrediram estudantes, repudiamos a referida ação e reafirmamos, a seguir, algumas considerações já apresentadas em nota pública de 31/10/2011:
“A USP, cumprindo seu papel educativo, pode e deve se organizar de forma democrática, mostrando à sociedade a importância do respeito à diversidade, característica da universidade, que impõe o exercício da tolerância e o caminho da autoridade conquistada, jamais o autoritarismo.
Assim, o polêmico convênio entre USP e PM-SP para ‘cuidar da segurança no campus’, estabelecido no calor do trágico episódio da morte de um estudante na Faculdade de Economia e Administração (FEA), levanta uma série de preocupações.
A USP, por ser uma instituição pública educativa, tem o dever de garantir as liberdades democráticas, num ambiente que valorize a diversidade de pensamento e ação, incluídas aí a crítica à organização e ao funcionamento dela própria e da sociedade onde está inserida e a construção cotidiana de uma universidade e de uma sociedade cada vez mais justas e igualitárias.
O que se espera de uma instituição educativa é exemplaridade no trato civilizado com a diversidade que caracteriza qualquer sociedade, o que envolve respeito às relações trabalhistas, transparência na prestação de contas sobre o uso de verbas públicas, adequação de sua organização e funcionamento, consoante aos interesses da sociedade.
A USP pode e deve constituir e manter um efetivo que realize a segurança em seu território, devidamente formado por valores humanitários e democráticos para o convívio com a diversidade que a caracteriza e a torna singular. Para tanto, é necessário que invista na formação de um contingente de funcionários aptos a atuar nesse espaço, mostrando que casa educativa não é lugar de polícia.
É isto que temos visto? Seguramente, não!
[…]
É preciso, ainda, dar um basta à omissão da Reitoria, que ao invés de assumir a responsabilidade pela condução de políticas respaldadas pela comunidade para o encaminhamento das questões relativas à segurança e ao convívio na universidade, opta por respaldar o autoritarismo, delegando à polícia esse papel, em flagrante violação do ethos universitário.”
Diretoria da ADUSP
São Paulo, 10/1/2012
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Adusp ajuíza ação civil pública que questiona cálculo da USP para pagamento do 13º salário a docentes aposentados(as)
- Extrema-direita cresce no Congresso, elege os governadores de Sudeste e Sul e busca vencer 2º turno da eleição presidencial; disputa entre Lula e Flávio definirá se Brasil continuará, ou não, democrático e soberano
- Provocadores de extrema-direita voltaram a agir no prédio da História e Geografia, e só se retiraram depois que a FFLCH chamou a Polícia Militar
- Assembleia Geral da Adusp na próxima terça-feira (13/10) debate eleição presidencial e financiamento das universidades estaduais a partir das mudanças provocadas pela reforma tributária
- Estudantes são feridos em novo ataque da extrema-direita à USP, protagonizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e seus seguranças