Defesa da Universidade
Curso de Marketing da EACH
A série sobre os novos cursos da USP prossegue nesta edição com um texto sobre o curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que nos foi enviado pelo professor Sérgio Feliciano Crispim, seu coordenador.
*
O curso de Marketing da EACH prepara os egressos para atuar na gestão de produtos, serviços e mercados de organizações privadas ou públicas, além de poderem atuar em pesquisa de marketing e gestão da comunicação integrada. O profissional poderá ainda tornar-se empreendedor de negócio próprio nos setores industrial, comercial ou de serviços.
O curso de Marketing se propõe a formar profissionais com as seguintes características: 1ª) visão humanista e postura ética na condução dos negócios; 2ª) instrumentalização técnica na gestão de marketing, calcada em conhecimentos teóricos multidisciplinares, inclusive de base quantitativa; 3ª) compreensão de que o marketing é instrumento de inovação, transformação e desenvolvimento econômico e cultural da sociedade.
O curso está estruturado em quatro áreas: Gestão de Marketing; Gestão de Pesquisa; Gestão de Comunicação; e Disciplinas de Apoio à Gestão, que incluem Administração, Economia, Finanças, Operações, Cálculo e Estatística, incluindo Técnicas de Análises Multivariadas. O aluno é estimulado a aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na realização de trabalhos práticos ao longo de todo o curso, a partir da utilização de diferentes metodologias, como estudos de casos e trabalhos práticos.
Oportunidades
Além disso, o estudante deve realizar estágio obrigatório no último ano do curso, visando sua aproximação com o mercado de trabalho. Os professores incentivam os alunos a participarem em projetos de iniciação científica com o objetivo de mantê-los mais próximos e alinhados com as pesquisas que estão desenvolvendo.
Há cada vez mais oportunidades para profissionais de Marketing, dada a intensa competitividade entre as empresas e a crescente importância do uso da filosofia de gestão focada na compreensão de desejos e necessidades dos consumidores. Neste sentido, além das organizações públicas e do terceiro setor, empresas privadas de médio e grande porte absorvem profissionais de marketing inovadores e tecnicamente preparados.
Embora novo, o curso de Marketing da EACH já conquistou imagem muito positiva no mercado de trabalho. Os estudantes do curso têm grande condição de serem empregados como prestadores de serviços. Eles têm sido absorvidos pelos vários segmentos — indústria, comércio (tradicional e online) e serviços — para atuar nas áreas de Gestão, Vendas, Inteligência de Mercado, Pesquisa de Marketing, Comunicação Integrada e Consultoria de Marketing. Também possuem potencial como futuros empreendedores de negócio próprio.
Informativo n° 337
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Exército firma parceria com governo Tarcísio em ciência e tecnologia, com anuência da USP; Ministério da Defesa não é citado
- Assembleia Geral debate campanha de filiação e aponta agravamento das condições de trabalho na USP
- Reitoria continua a driblar decisão do TJ-SP referente à conversão da URV; Congregação da Esalq soma-se às do IME, Escola de Enfermagem e FFLCH no apoio à “carta aberta” da Adusp
- Ministra Esther Dweck confirma presença em evento pró PEC 32 em 24/3, na Fiesp; movimento sindical convoca protesto na Paulista
- Fórum das Seis e Cruesp retomam GT sobre Previdência, e voltam a debater aposentadorias e insuficiência financeira