Defesa da Universidade
Diretoria da Adusp visita ESALQ e FZEA
Fotos: Paulo Lima
![]() |
Nos dias 16 e 17/9 a Diretoria da Adusp visitou, respectivamente, os campi da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), em Pirassununga, e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba. A iniciativa vincula-se ao planejamento da Diretoria, que busca intensificar o diálogo com a categoria docente. A delegação da Adusp foi composta pelos professores Rodrigo Ricupero, presidente, Cláudio Alvarenga, segundo-secretário, e Ciro Correia, coordenador do Departamento Jurídico.
As reuniões envolveram quinze professores em Pirassununga e cerca de vinte na ESALQ. As fotografias registram a conversa realizada no Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ, em 17/9, da qual participou também o diretor regional da Adusp, professor Marcos Sorrentino.
Compareceram a ambas as reuniões docentes com variados “tempos de casa” (desde recém-contratados a próximos da aposentadoria), que puderam apresentar suas preocupações em relação à nova avaliação do docente, à avaliação realizada pela Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT) e à aposentadoria. Relataram ainda sua insatisfação frente ao aumento da carga didática, dada a falta crescente de docentes, à imposição de férias e, de maneira geral, ao constante aumento de tarefas e às formas impositivas adotadas pela Reitoria nos mais variados aspectos da atividade docente.
Além de apresentar suas posições sobre os temas levantados, a Diretoria da Adusp expressou sua determinação de aproximar mais os colegas dos campi com a entidade, bem como facilitar o acesso dos sócios de Pirassununga e Piracicaba ao atendimento do Departamento Jurídico.
A Diretoria planeja para 2018 um ciclo de visitas ao máximo possível de unidades da USP, tanto na capital como no interior.
Informativo nº 444
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em novo ato público, estudantes e pesquisadores(as) reivindicam revogação total das mudanças anunciadas pela Fapesp na BEPE
- Gestão Carlotti Jr.-Arruda chegou ao final com menos funcionários(as) do que no início; quadro atual é 26% menor do que em 2014
- Em carta, Fealq aponta como “equivocadas” e “imprecisas” informações publicadas em reportagem sobre relação entre a Reitoria da USP e as fundações privadas ditas “de apoio”
- Fapesp recua parcialmente das mudanças na BEPE, após reprimenda do governador, mas entidades de pós-graduandos(as) mantêm pressão pela revogação total das medidas; novo ato ocorre nesta sexta (4/9)
- Sentença da 1ª Vara Cível de Pinheiros declara improcedente ação de Paulo Maiorka e absolve Cláudia Momo e Adusp, admitindo direito da entidade de noticiar denúncias de assédio moral
