Defesa da Universidade
Gestão de Políticas Públicas, um curso inovador
Desde a edição 326, o Informativo Adusp vem publicando uma série de textos sobre os novos cursos da USP. A nosso pedido, os professores Fernando Coelho e Cecília Olivieri, coordenadores do curso de GPP, enviaram o texto a seguir:
*
O bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) é uma das inovações no ensino superior brasileiro concebidas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma formação acadêmica voltada ao estudo e à pesquisa sobre formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A gestão é compreendida no âmbito da reflexão e da ação, com a confluência de áreas de conhecimento das ciências sociais, das ciências econômicas, da administração pública e do direito.
Assim, o bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP é per se um curso interdisciplinar de análise de políticas públicas e gestão pública, inovador em relação às experiências de ensino no Brasil tanto de políticas públicas no âmbito dos cursos de graduação em Ciências Sociais como de gestão pública no âmbito dos cursos de graduação em Administração Pública.
O curso de GPP da EACH-USP é pioneiro no Brasil. No último triênio, considerando a idéia e o design curricular de nosso bacharelado, surgiram cursos de graduação em GPP e similares em instituições de ensino como UnB, Unicamp e universidades federais do ABC (UFABC), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN).
Inserção
Em linhas gerais, o profissional formado em GPP pode atuar em amplo leque de instituições e em várias atividades relacionadas à produção de bens e serviços públicos. Nossos ex-alunos trabalham atualmente no setor governamental (onde são efetivados por concurso público e por nomeação para cargos de confiança), em organizações não governamentais (ONGs, movimentos sociais, partidos políticos) e também em empresas privadas (em setores como os de relacionamento com o setor público ou com a sociedade). Eles têm grande oportunidade de inserção, ainda, em cursos de pós-graduação e na área de pesquisa científica, como mestrados e doutorados em ciências sociais, administração pública e áreas correlatas.
O índice de inserção profissional dos ex-alunos do curso é muito alto, o que decorre da valorização, pelo mercado de trabalho e pela academia, da formação multidisciplinar/interdisciplinar de nossos alunos e de sua capacidade de articular o conhecimento teórico com a atuação prática, dada a experiência do aluno ao longo do curso em estágios, atividades de extensão e de iniciação científica.
As oportunidades de emprego para os egressos de GPP estão em expansão, pois o setor governamental abre concursos com frequência e precisa de profissionais especializados na gestão de políticas públicas. As oportunidades no “terceiro setor” e nas empresas privadas também estão em expansão, devido à sua necessidade de profissionais com formação ampla e conhecimento das questões públicas e governamentais. A maior parte das vagas é no setor público, tanto para cargos preenchidos por concurso público quanto para os de livre nomeação. O mercado abrange o território nacional, pois o setor governamental está presente em todas as cidades, e o “terceiro setor” não está mais concentrado nos grandes centros urbanos, está presente em todas as regiões.
Informativo n° 336
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” afasta professor por 180 dias, após apuração preliminar, e PAD contra ele investiga acusações de assédio sexual
- Trabalhadora terceirizada do IAG morre durante a jornada laboral, mas direção da unidade não suspende atividades; “chocante”, diz Sintusp
- Nesta terça (18/3), Adusp realiza Assembleia Geral para discutir data-base e campanha de filiação. Participe!
- Fiesp ensaia retomar ofensiva em favor da PEC 32
- Conheça a campanha “A Adusp nos representa!” e se engaje no trabalho de filiação de docentes ao sindicato da categoria