Manifestação em defesa da educação pública toma escadarias do Municipal nesta quinta (9/6)

 
 

Fotos: Daniel Garcia

 

 

 

 

 
 
“Em defesa da educação e ciência públicas, contra os cortes orçamentários e a cobrança de mensalidades nas universidades públicas!”: estas foram as bandeiras que levaram a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e o Andes-Sindicato Nacional a realizarem um grande ato público nesta quinta-feira (9/6), em São Paulo, diante do Teatro Municipal.
 
As hashtags #contrasoscortes, #PEC206nao e #Bolsonaronunca mais detalham um pouco mais a pauta do protesto que levou centenas de estudantes ao entorno do Municipal, no centro da cidade. Trata-se de defender o ensino público e gratuito e as universidades públicas, especialmente as federais, dos ataques do governo Bolsonaro e de seus aliados. Os cortes no Orçamento ameaçam a própria sobrevivência das universidades federais. E, caso venha a ser aprovada, a PEC 206/2019, de autoria do deputado federal General Peternelli (União Brasil), instituirá a cobrança de mensalidades nas universidades públicas.
 
Ao falar no ato, a professora Michele Schultz, presidenta da Adusp e diretora da Regional São Paulo do Andes-SN, destacou que tanto o governo federal como o governo estadual paulista vêm desfechando ataques sistemáticos contra o sistema de ensino público. “É um verdadeiro absurdo o que vem acontecendo, e não é à toa que eles atacam a educação pública, eles conseguem apresentar uma proposta de cobrança de mensalidades nas universidades públicas, num momento em que está se consolidando a política de cotas, em que o perfil das universidades públicas mudou radicalmente, em que temos pobres, pretos, pardos, indígenas, pessoas da comunidade LGBTQIA+”, disse.
 
“É esse projeto que o governo ataca, um projeto de liberdade, de diversidade. O que eles querem é um projeto de continuidade da elitização do ensino. A gente não vai permitir isso. A gente vai resistir! Na semana que vem estamos organizando um grande ato em Brasília, para derrubar definitivamente esse governo”, arrematou.
 
 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!