Defesa da Universidade
Novo sistema de empréstimo de livros exclui docentes aposentados
No dia 1º/2 entrou em vigor o Sistema de Empréstimo Unificado das Bibliotecas da USP, que promete integrar usuários das 43 unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SiBi). Passa a ser possível o empréstimo de livros e outros materiais mediante a apresentação da carteirinha da USP, independentemente da origem do interessado.
Parte dos usuários, porém, será excluída do novo sistema: ex-alunos, alunos especiais, alunos de intercâmbio, docentes aposentados e pós-doutorandos poderão retirar apenas obras de suas respectivas unidades. Os beneficiados, portanto, serão apenas os alunos de graduação e de pós-graduação, docentes em atividade e funcionários. O SiBi foi procurado pelo Informativo Adusp para explicar os novos critérios, porém seus telefones foram desligados por conta de sua mudança para o prédio da Reitoria.
A professora aposentada Maria Amélia M. Dantes, da FFLCH, que continua orientando pós-graduandos no departamento de História, protesta por ter sido restringido o seu acesso a um bem público: “Antes a biblioteca fazia uma solicitação a bibliotecas de outras unidades, caso quiséssemos fazer empréstimos de um material que não existisse na nossa unidade. Agora os meus alunos têm os direitos deles e eu não tenho? Isso é um absurdo!”.
Informativo nº 325
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Nova” política de claros mantém competição entre unidades e insegurança na reposição de docentes
- Em ofício encaminhado à Adusp, Reitoria defende exclusão da GACE de docentes afastados por mais de 30 dias, por ser “coerente com a natureza complementar da gratificação”
- TJ-SP declara “perda do objeto” em ação da Adusp referente à contagem do tempo da pandemia; porém, caso a USP não cumpra a LC 226/2026, caberá novo processo judicial
- Conselho Universitário vota nesta terça-feira concessão de título de Doutor e Doutora Honoris Causa a Gilberto Gil e Claudia Andujar; restante da pauta trata apenas de questões burocráticas e regimentais
- Reitoria cria GT para elaborar propostas de política de cotas para pessoas trans e de processo seletivo específico para estudantes indígenas