Privatização
Agência USP divulga curso pago da Faculdade Fipecafi
A Agência USP publicou na Internet, em 14/12, notícia intitulada “Curso Aplicado de Direito” (http://goo.gl/jiDaX, retirada do site em fevereiro), em que divulgava essa atividade remunerada, oferecida pela Faculdade Fipecafi, privada. O curso custará, para cada aluno, o “investimento” de R$ 2.730.
O texto afirmava que a Faculdade Fipecafi é uma “entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP”. No entanto, trata-se de organização privada, empresarial, sem qualquer ligação com a FEA-USP.
Na verdade, a Faculdade Fipecafi pertence à fundação privada de mesmo nome, mantida por docentes da FEA-USP e autointitulada “de apoio” à USP. Mas, a exemplo de sua congênere FIA, a Fipecafi terminou por criar ela própria uma “instituição de ensino” paralela à faculdade apoiada. Isso aconteceu mais de uma década depois da primeira tentativa da Fipecafi de lançar um curso pago de graduação em Atuária, rapidamente abortada na gestão do então reitor Jacques Marcovitch, que viu conflito de interesses na iniciativa (vide Informativo Adusp edições 199, 204, 317).
O Informativo Adusp indagou à Agência USP se existe orientação da Coordenadoria de Comunicação Social para publicação de matérias de divulgação de cursos pagos. “A orientação que existe é que se veiculem todas as atividades (cursos, seminários, palestras, etc.) que tenham vinculação com a Universidade ou suas unidades, ou seus docentes/pesquisadores”, explicou o jornalista Antonio Carlos Quinto, chefe técnico de serviço da Agência USP.
Erro editorial
O jornalista admitiu, contudo, que foi incorreta a decisão de divulgar o curso. “No que diz respeito à referida nota, lamento informar que houve um equívoco”, declarou ao Informativo Adusp. “De fato, a Faculdade Fipecafi não tem qualquer ligação com a FEA USP. Em algumas atividades da Fipecafi, especificamente, já veiculamos esta ‘ligação’ da entidade com a FEA. Afinal, no site da FEA (http://goo.gl/QBn9N) existe um link Fundações – Conheça as fundações de suporte da FEA USP (http:// www.fea.usp.br/conteudo.php?i=45) que leva a uma página com links para a FIA, Fipe e Fipecafi. Por um erro editorial, desde a redação até a revisão da nota, foi citada a informação errônea dando à Faculdade Fipecafi o mesmo tratamento dado às fundações de apoio.”
Quinto informou que, como providência imediata, a nota foi retirada do site. “Também estamos verificando junto à FEA qual o tratamento adequado em relação às fundações de apoio à unidade.”
Informativo nº 358
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março