O seminário “Universidade Res­ponsável: Educação dos Direitos e a Construção da Cidadania”, organizado pelo Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) e agendado para 24 e 25/8, foi cancelado às pressas sem explicação satisfatória. Em 4/12, o evento foi finalmente realizado. O nome passou a ser “Universidade Responsável: Perspectiva Acadêmica” e a PRCEU suprimiu da programação a participação dos representantes da Adusp e do Sintusp.

Quando da repentina “suspensão” do Seminário, em 22/8 (sábado imediatamente anterior), a pró-reitora Maria Arminda Arruda e o professor Rubens Beçak, coordenador do Núcleo de Direitos, alegaram, no ofício circular 104/2015 da PRCEU, que “alguns dos nossos convidados para as mesas de debate cancelaram suas participações às vésperas do evento e, assim, o número de participantes que temos agora confirmados já é insuficiente para justificar a realização do evento tal como planejado”, e prometeram o reagendamento do seminário “para novas datas, as quais serão comunicadas em momento oportuno”.

A Adusp enviou ofício à PRCEU, manifestando sua estranheza diante do ocorrido. Beçak respondeu dizendo partilhar das preo­cu­pa­ções da Adusp. A nova pro­gra­mação do evento, contudo, deixa claro que uma das razões do cancelamento pode ter sido impedir a participação das entidades que fazem oposição à política da gestão M.A. Zago-V. Agopyan, além de refor­ma­tar o evento, dando-lhe uma característica mais institucional.

Prova disso é que o seminário deixou de ter o nome inicialmente programado, cujo teor remetia para um debate mais próximo da agenda dos movimentos sociais.

Retirada

Adusp e Sintusp haviam sido convidados e aceitaram participar do Seminário na data originalmente prevista, 24/8. A primeira mesa, “O Ensino na USP e os Direitos Humanos: a Transversalidade da Diversidade e dos Direitos nos Programas de Ensino”, teria como debatedores os professores César Minto (FE), presidente da_Adusp; Dilma de Melo Silva (ECA); Guilherme de Assis Almeida (FD), presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP); José Ricardo Mesquita Ayres (FM); Marcelo Cândido da Silva, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação.

Na programação de 4/12 esta primeira mesa foi mantida, porém sem contar com a participação de representante da Adusp, que deixou de ser convidada.

A Adusp preparou-se para o evento de agosto e elaborou uma breve comunicação, pontuando o tema dos direitos humanos e avaliando criticamente a postura da USP nos vários âmbitos de sua atuação. Impedidos de compartilhar seu posicionamento, sobretudo com a administração geral.

A mesa seguinte, “Os Direitos na USP: enfrentando casos de violação de direitos, assédio moral e sexual, violência, racismo, machismo, homofobia e outros”, prevista para 24/8 à tarde, propu­nha-se a discutir “como o conhe­cimento científico produzido dentro da Universidade pode trazer reflexões e ações efetivas para a reversão desse processo”.

Os debatedores seriam Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (FFLCH), ex-titular da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPP); José Antonio Visintin, superintendente da SPP e diretor da FMVZ; Neli Paschoareli Wada, diretora do Sintusp; Valmor Augusto Tricoli, presidente do Conselho Gestor da Prefeitura do Campus da Capital e diretor da EEFE; Vitor Blotta (ECA), pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência e secretário executivo da ANDHEP.

Na programação atual do Seminário esta segunda mesa foi suprimida. Nenhum dos convidados que participariam dela foi incluído na nova programação.

Informativo nº 412

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!