Democracia na USP
Reitoria manda cercar sede do Sintusp!
Hoje, os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) se depararam com a construção de uma cerca a alguns metros da parte frontal de sua sede. Eles tentaram fazer contato com a Reitoria, sem sucesso. Foram informados de que o pessoal da Reitoria encontrava-se em reunião, que provavelmente duraria até as 15 horas. Solicitaram então ser recebidos após esse horário, mas não obtiveram resposta até a publicação desta nota.
Como se sabe, o Sintusp está sendo ameaçado de despejo, embora ocupe sua sede, regularmente, há décadas. A Reitoria obteve uma liminar judicial que permite até mesmo o uso de força policial, o que só agrava essa absurda pretensão. A cerca estaria relacionada à tentativa de despejo.
A Associação dos Docentes da USP (Adusp-S. Sind.) entra em recesso a partir de amanhã, mas considera importante registrar que esse tipo de iniciativa da Reitoria — cercar a sede de uma entidade sindical — é altamente nocivo, contribuindo para criar um ambiente de desconfiança e insegurança e minando a possibilidade de relações efetivamente democráticas entre Reitoria, funcionários técnico-administrativos, docentes e estudantes.
Tal postura não é nada condizente com o que a sociedade espera de uma instituição pública e, sobretudo, de caráter educacional. Assim, enfatizamos nosso veemente protesto!
São Paulo, 21 de dezembro de 2016
Diretoria da Adusp -S. Sind.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Causa comoção a morte de estudante da Esalq, de apenas 19 anos, em república de Piracicaba
- Abaixo-assinado publicado na Internet mobiliza comunidade para dar o nome de João Zanetic a via na Cidade Universitária
- “Crise das importações” gerada pela Fapesp leva Reitoria da USP a adotar “solução estrutural” que depende, quem diria, de fundações privadas ditas de apoio
- Alesp adia novamente votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias; TCE critica elevado total de desonerações fiscais (R$ 80 bilhões) e fala em “orçamento paralelo das renúncias de receita”
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar