Democracia na USP
Reitoria: Uma no cravo e outra na ferradura!
Na sexta-feira, 23 de dezembro de 2016, a Reitoria atendeu a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) de reunião para tratar da sede do Sindicato. Representaram a Reitoria os senhores Thiago Rodrigues Liporaci (chefe de gabinete), Salvador Ferreira da Silva e Carlos Eduardo Trevisan de Lima (ambos da Procuradoria Geral da USP). Pelo Sintusp participaram Bruno Sperb Rocha, Felipe Tomasi Cavalheri e Solange Conceição Lopes Veloso (leia a ata da reunião).
A Associação dos Docentes da USP (Adusp-S. Sind.) considera importante que a Reitoria tenha, finalmente, se disposto a receber o Sintusp, e que declare não haver “nenhuma objeção, em tese, por parte da Universidade para [que] entidades representativas tenham espaços no Campus, mas o espaço hoje ocupado pelo Sindicato atenderá as necessidades da Universidade”. Igualmente essencial, é que se disponha a dar “continuidade da negociação no MPT [Ministério Público do Trabalho] em 26.01”.
Contudo, é inadmissível que a Reitoria não proponha nenhum espaço alternativo para o Sindicato, optando por instigar o confronto ao cercar o espaço ocupado pelo Sintusp em meio ao processo de negociação, iniciativa que só alimenta a ocorrência de um clima generalizado de desconfiança, insegurança e indignação, na medida em que diz uma coisa, mas faz outra.
Tal postura não é nada democrática e nem condizente com o que a sociedade espera de uma instituição pública e educacional. Assim, reafirmamos nosso veemente protesto!
São Paulo, 3 de janeiro de 2017
Diretoria da Adusp S. Sind.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Graves impactos da possível transferência do Instituto Adolfo Lutz
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- Cruesp apresenta acréscimo de apenas 0,45% à proposta de reajuste salarial; índice final é de 3,92%, inferior à inflação oficial medida pelo IPCA-IBGE, de 4,39%
- Adusp volta a questionar a Reitoria quanto ao pagamento dos valores retroativos referentes à LC 226/2026, o chamado “Descongela”
- Abaixo-assinado lançado por docentes em regimes de Turno Completo e Turno Parcial reivindica inclusão na GACE e salários proporcionais ao do RDIDP