A Adusp enviou convite às duas chapas inscritas para as eleições à Reitoria da universidade propondo a realização de uma reunião aberta da(o)s candidata(o)s com o conjunto da categoria docente. O convite é para que a reunião, em formato remoto, seja realizada em data a ser definida entre 3 e 5/11, antes do debate virtual organizado pela Comissão Eleitoral da USP, marcado para 9/11. O Programa da Adusp para a USP também foi encaminhado às chapas.

“Queremos diferenciar essa reunião do debate oficial exatamente para dar voz à categoria para fazer perguntas e dialogar com as chapas”, diz a presidenta da Adusp, professora Michele Schultz. A preocupação leva em conta o fato de que as quatro candidaturas são ligadas à gestão Vahan Agopyan-Antonio Carlos Hernandes, cujo mandato se encerra em janeiro de 2022.

As duas chapas, por ordem de inscrição, são as seguintes:

  • USP Viva– Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-FMRP), candidato a reitor, e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH), candidata a vice-reitora. Carlotti foi diretor da FMRP (2013-2016) e, na atual gestão reitoral, exerceu o cargo de pós-reitor de Pós-Graduação. Maria Arminda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária entre 2010 e 2015, foi também diretora da FFLCH (2016-2020) e vinha coordenando, desde 2019, o Escritório USP Mulheres.
  • Somos Todos USP– Antonio Carlos Hernandes (Instituto de Física de São Carlos-IFSC), candidato a reitor, e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Faculdade de Odontologia de Bauru-FOB), candidata a vice-reitora. Hernandes foi pró-reitor de Graduação na gestão de M.A. Zago (2014-2018) e vice-reitor na gestão de V. Agopyan. Maria Aparecida, a Cidinha, foi diretora da FOB e, na atual gestão, respondeu pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

No ato da inscrição, de acordo com as informações oficiais da universidade, toda(o)s se desincompatibilizaram das funções de chefia ou direção exercidas.

A eleição será realizada em turno único, no dia 25/11, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. Votam a(o)s componentes da chamada “Assembleia Universitária”: integrantes do Conselho Universitário, conselhos centrais, congregações das unidades e conselhos deliberativos dos museus e dos institutos especializados.

Antes disso, no dia 18/11, entre 9h e 18h, ocorre a consulta à comunidade, de forma eletrônica. A consulta tem “caráter indicativo” à Assembleia Universitária, portanto seus resultados não afetam a eleição propriamente dita. O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, discriminado por categorias — aluna(o)s de graduação e pós-graduação, docentes e servidora(e)s técnico-administrativa(o)s.

A escolha e nomeação de reitor e vice-reitora cabe ao governador do Estado a partir da entrega dos resultados da votação. A posse para o mandato de quatro anos ocorre no dia 25/1/2022.

Votação terá observadores externos

Neste ano, a USP constituiu uma comissão de observadores externos para acompanhar o sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A comissão é integrada pelos professores Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Sandro Rigo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Ney Lemke, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); e, como suplente, Geraldo Sorte, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A nomeação de comissão externa e independente de observadores é uma novidade no processo eleitoral da USP, mas que já vem sendo adotada em eleições virtuais em outras instituições acadêmicas. É uma providência bem-vinda especialmente nos tempos atuais, em que parece ter virado hábito questionar a seriedade e a confiabilidade de processos eleitorais eletrônicos”, disse ao Jornal da USP o presidente da Comissão Eleitoral, professor Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, diretor da Faculdade de Direito (FD).

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!