Desvinculação HU/HRAC
Faculdade de Ciências Farmacêuticas defende permanência do HU na USP
A Congregação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) emitiu em 15/5 uma “Carta Aberta aos Alunos, Docentes e Funcionários da USP”, por meio da qual informa que mantém “uma parceria extremamente bem-sucedida com o Hospital Universitário [HU] da USP”, reconhece a “contribuição fundamental do HU na formação de profissionais competentes” e rejeita “qualquer medida que comprometa esta atuação”.
A FCF, como a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, é uma das unidades da USP mais fortemente envolvidas com o HU, como a leitura da Carta Aberta evidencia. O documento é uma resposta aos planos da Reitoria de desvincular o HU da USP. A seguir, sua íntegra:
A Congregação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) vem a público informar que mantém uma parceria extremamente bem-sucedida com o Hospital Universitário da USP. A Diretora do Departamento de Farmácia e Laboratório Clínico do HU/USP e o Chefe de Divisão do Laboratório Clínico do HU/USP são cargos ocupados por docentes da FCF/USP dedicados à gestão de serviços altamente qualificados na área da Farmácia Clínica e Diagnóstico Laboratorial.
A Farmácia Clínica atende cerca de 5.000 pacientes-dia/ mês sendo responsável pela utilização adequada e ajuste de dose de medicamentos, orientação aos pacientes e recomendações aos médicos, contribuindo para a redução no tempo de internação, adesão ao tratamento. O Laboratório de Análises Clínicas do HU/USP (LAC/HU) realiza mais de 80.000 exames/mês em laboratório certificado pela Det Norske Veritas (DNV-Noruega) com a NBR ISO 9001:2008 e acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, além de possuir parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde/COVISA.
A parceria HU-FCF tem propiciado um ambiente apropriado para as práticas de 1 disciplina da área de Farmácia, 5 disciplinas da área de Análises Clínicas, estágios obrigatórios da FCF e Práticas Profissionalizantes para egressos de unidades da USP e de universidades públicas e privadas de todo o pais. Houve um investimento da FCF/USP na readequação de espaço para atividades didáticas e na reforma e aquisição de equipamentos para o Laboratório de Pesquisa em Biologia Molecular do LAC/HU.
A parceria HU-FCF também possibilitou em 2011 a criação de uma Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica em tempo integral com duração de 2 anos, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. A finalidade da Residência é propiciar o ingresso do farmacêutico clínico em equipes multiprofissionais do Sistema Único de Saúde e difundir um modelo de gestão moderno, possibilitando a incorporação de procedimentos técnicos robustos, assertivos e multidisciplinares.
Além dos exames laboratoriais, o LAC-HU participa da Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar, do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA) e é co-partícipe de projetos de pesquisa. Nos últimos 5 anos o LAC-HU participou apoiando 203 projetos de pesquisa de 6 diferentes unidades da USP.
Deste modo, a FCF/USP reconhece a contribuição fundamental do HU/USP na formação de profissionais competentes e essenciais para a saúde e o bem estar humano e é contrária a qualquer medida que comprometa esta atuação.
Informativo nº 400
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida
- PRIP recebe movimentos e entidades representativas da comunidade para discussão de encaminhamento de casos de violência na USP