Nesta quarta-feira (14/8), às 20 horas, será inaugurada no espaço Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149) a “Ocupação Vladimir Herzog”, que tem como co-curador o Instituto Vladimir Herzog (IVH). “A exposição oferece a chance de imergir no carreira do jornalista Vladimir Herzog, mas ainda mais na figura plural de um defensor da liberdade de expressão e de um amante das artes em geral, em especial do cinema e do audiovisual”, explica Rogério Sotilli, diretor-executivo do IVH.

IVHIVH
Vladimir Herzog

Vladimir Herzog, chamado de Vlado pelos amigos, era jornalista. Exercia o cargo de diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo quando começou a receber ataques na Assembleia Legislativa (Alesp), em virulentos discursos dos deputados estaduais Wadih Helu e José Maria Marin, ambos da Arena, partido que dava sustentação à Ditadura Militar.

Preso no dia 25 de outubro de 1975 por supostas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), após ser convocado e apresentar-se para depor, Herzog foi assassinado no principal centro de torturas do regime ditatorial: o DOI-CODI do II Exército, em São Paulo. Tinha 38 anos de idade. Os militares forjaram uma cena de “suicídio” que se tornou emblemática do Terrorismo de Estado.

IVHIVH
Corpo no DOI-CODI: cena forjada

O ato ecumênico realizado na Catedral da Sé em sua homenagem, celebrado no dia 31 de outubro pelo cardeal dom Paulo Evaristo Arns, rabino Henry Sobel e pastor James Wright, reuniu milhares de pessoas (dentro e fora da catedral) apesar da repressão e dos bloqueios policiais, tornando-se um impressionante protesto público que abalou a Ditadura Militar. Representou uma derrota política dos generais, que deu início ao processo de declínio do regime ditatorial.

Na exposição, que estará aberta à visitação até o dia 20/10, “o público é convidado a conhecer a trajetória jornalística de Vlado e suas realizações no campo do audiovisual — uma de suas atividades prediletas”. Fotografias, reportagens e depoimentos recriam a vida de Herzog, que também trabalhou como professor no curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Saiba mais sobre a “Ocupação Vladimir Herzog”.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!