Educação
Adusp constrói proposta de Plano Estadual de Educação
Desde a década de 1990, a Adusp, juntamente com outras entidades, tem tido participação ativa na elaboração dos planos nacional (PNE da Sociedade Brasileira) e estadual (PEE da Sociedade Paulista) de educação, este último em 2003. Mais recentemente, a Adusp participou do Fórum Estadual da Educação (FEE), órgão que teria a função de construir a proposta paulista de PEE para a próxima década. Entretanto, por discordar dos rumos, prazos, metas e práticas daquele Fórum, a Adusp, em 12/2/15, desligou-se deste, optando por elaborar uma proposta de forma independente.
Algumas entidades, embora permanecendo no FEE, apoiam nossa proposta e vêm se reunindo com o GT-Educação da Adusp. No estágio atual, essa proposição já é formada por um projeto de lei e uma atualização da proposta do nosso PEE apresentado em 2003 (PL 1.074/2003, ainda em tramitação na Assembleia Legislativa), praticamente finalizados, e por um conjunto de metas e estratégias.
Como o prazo legal para elaboração do PEE esgota-se neste final de junho, o projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa, assim que for finalizado.
Rebelião no FEE
Recentemente, diversas entidades participantes do FEE elaboraram uma nota de repúdio e em defesa de uma efetiva participação popular na elaboração do plano estadual de educação, contrapondo-se à “concepção restrita de participação do governo estadual para a elaboração do Plano de Educação do Estado de São Paulo, desrespeitando inclusive as proposições do FEE”.
Essa nota denuncia, também, o desrespeito às atribuições legais do próprio Fórum. Lançada em 9/6, recebeu a assinatura de sete entidades.
Informativo nº 401
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Após decisão judicial, Esalq recua e contrata professor negro que havia sido preterido em concurso em favor do segundo colocado, “indicado” pela Comissão Julgadora
- A pedido de entidades, Núcleo de Gênero do Ministério Público cria canal para centralizar denúncias de casos de violência sexual e de gênero na USP
- Instituto de Psicologia confere diploma póstumo a Aurora Furtado, assassinada pela Ditadura Militar, em cerimônia tocante que também lembrou Iara Iavelberg
- Debate sobre “trabalho e diversidade na USP” revela permanência de desigualdades e fortes obstáculos à inclusão
- A cilada das escolas cívico-militares