Educação
PEE em disputa na Alesp
A proposta de Plano Estadual de Educação (PEE) elaborada pela Adusp e por outras entidades foi protocolada na Alesp pelo deputado Raul Marcelo (PSOL) e publicada no Diário Oficial de 27/6. Ela tornou-se o projeto de lei 1.035/2015, em tramitação.
Em 4/8, foi acrescentado à proposta um conjunto de metas e estratégias (consulte a íntegra). O governo estadual apresentou sua proposta em 3/8, com mais de um mês de atraso em relação ao prazo legal.
Muitos pontos diferenciam a nossa proposta da do Executivo. Um dos mais relevantes é que esta última nada acrescenta quanto ao financiamento da educação pública no Estado. Nossa proposta, ao contrário, prevê a necessidade de investimentos crescentes até atingir-se 9,5% do PIB paulista, considerada a soma de recursos federais, estaduais e municipais, detalhando a destinação para cada nível ou modalidade de ensino e justificando sua necessidade.
Já a proposta do governo estadual apenas repete o que já prevê o Plano Nacional de Educação (PNE-Lei 13.005/2014). Por que repetir o que já consta do PNE, se uma lei estadual não tem poder sobre a União ou sobre os outros estados? Estaria Alckmin fazendo apenas jogo de cena para uma plateia que só ele sabe qual é?
Uma primeira audiência pública na Alesp sobre a nossa proposta de PEE deve ocorrer ainda em agosto.
Informativo nº 403
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março