Psicólogo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e autor de importantes obras de ficção, Isaías Pessotti faleceu aos 91 anos (1933-2024) nesta terça-feira, 26 de março. O docente estava hospitalizado em decorrência de uma queda que lhe provocou fraturas. A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) emitiu nota de pesar, em que apontou a atuação de destaque de Pessotti na antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, “onde foi vice-presidente em 1976 e presidente em 1977”, e posteriormente na SBP.

“Durante várias gestões, coordenou a divisão de História da Psicologia, por mais de 40 anos participou ativamente como membro do Conselho Deliberativo na SBP. Frequentador assíduo das Reuniões Anuais, enriqueceu as programações científicas com seus cursos e conferências, que influenciaram muitos jovens estudantes a seguirem seus passos”, diz a nota da SBP, que adiciona um comentário da psicóloga Vera Regina Lignelli Otero, sócia fundadora da entidade, que destaca “sua imensa capacidade em harmonizar ciência, literatura, história e criatividade, atributos imprescindíveis a um pesquisador que é também um ‘formador de profissionais da Psicologia’, em vários sentidos: científico, humanista, histórico e político”.

Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e ex-ministro da Educação, prestou, em seu perfil no Facebook, uma homenagem ao talento literário de Isaias: “Ele tinha uma ideia sobre Eurípides ser o grande conhecedor da psique humana — e Bento Prado Jr. lhe sugeriu que, em vez de fazer um tratado a respeito, escrevesse um romance. Este foi Aqueles cães malditos de Arquelau, do nome do rei em cujos domínios o dramaturgo foi morto, justamente, pelos cachorros”, relata.

Pessotti publicou mais de uma dezena de livros, entre eles O manuscrito de Mediavilla e O século dos Manicômios (ambos de 1996), A lua da verdade (1997) e Os nomes da loucura (1999).

“Era um professor bastante presente nas atividades do Departamento de Psicologia, contribuía muito com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Era muito carinhoso com seus filhos e netos”, disse ao Informativo Adusp Online a professora Vera Navarro (FFCLRP), que compareceu ao seu funeral, realizado na quarta-feira, 27 de março.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!