A Associação dos Docentes da USP manifesta o seu veemente repúdio a mais uma tentativa da Reitoria da USP de despejar o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) da sua sede histórica, espaço que ocupa desde sua fundação. Vale salientar que o pequeno prédio em questão não está sendo reivindicado por nenhuma das unidades de ensino e pesquisa da universidade e não representa nenhum patrimônio de valor arquitetônico. Repudiamos, pois, a decisão judicial que concedeu à reitoria da USP uma liminar de reintegração de posse na qual já se prevê a possibilidade do uso de força policial. 
 
Essa nova investida contra a organização coletiva no âmbito da universidade guarda relação com os ataques que, nesse ano, se avolumaram contra os direitos dos trabalhadores, assim como busca criminalizar toda e qualquer resistência por parte de movimentos sindicais, sociais e políticos no país. 
 
Esses ataques se materializam na USP por meio do descompromisso da Reitoria nas negociações da data-base, da violência expressa no corte de ponto dos funcionários grevistas, do irresponsável Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), que ao cabo de duas etapas dispensará cerca de 3.000 funcionários, da política de estrangulamento das creches, do Hospital Universitário (HU) e da Escola de Aplicação (EA).
 
Resistiremos, ao lado de funcionários e estudantes, contra essa extrema arbitrariedade, que ora se pretende executar! Continuaremos na luta por uma universidade pública socialmente comprometida, que prime por valorizar a cultura, o conhecimento, seus estudantes, seus funcionários técnico-administrativos e seus docentes, e que saberá enfrentar esse autoritarismo extremo. 
 
São Paulo, 14 de dezembro de 2016
Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!